quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Falta de Sono Piora o Controle do Diabetes

Novo estudo do Archives of Internal Medicine alerta que diabéticos tipo 2 fariam bem em ter um planejamento estrito do sono diariamente. Conduzido por pesquisadores da Universidade de Chicago, o estudo indica que diabéticos que sofrem de insônia crônica são menos propensos a exercer controle adequado do açúcar do sangue. Pesquisadores fizeram um questionário com mais de 160 homens adultos com diabetes tipo 2; em média, eles dormiam cerca de 6 horas por noite. Menos de um quarto dos homens tinha 7 horas de sono por noite, enquanto apenas 6% desfrutavam de oito horas com os olhos fechados. Na medida em que o número de horas de sono por noite se reduzia, os pesquisadores detectaram que os níveis de hemoglobina A1C dos homens tendia a aumentar. A1C é um conhecido indicador de flutuações no açúcar sangüíneo.

Pimenta Vermelha e a Dor de Cabeça

Os fatos: pessoas que sofrem de dores de cabeça são conhecidas por experimentarem todos os tipos de comprimidos e remédios caseiros. Mas pimenta vermelha?
Por trás da sabedoria popular está a capsaicina, o ingrediente ativo da pimenta. Acredita-se que ele alivia por consumir a Substância P, um neurotransmissor que ajuda a transmitir impulsos de dor. Parece improvável, mas vários estudos testaram a afirmação e a maioria encontrou evidências para apoiá-la. Um importante estudo foi publicado em 1998 no The Clinical Journal of Pain, por pesquisadores do departamento de Anestesia e Cuidados Críticos da Universidade de Chicago. Nele, os pesquisadores analisaram informações de 33 estudos anteriores e descobriram que a capsaicina parecia funcionar melhor do que os placebos para dor de cabeça que ocorriam em grupos. Mas simplesmente comer molho de pimenta não irá ajudar. A maioria dos estudos sugere que a capsaicina funciona quando aplicada topicamente. Um estudo feito por pesquisadores no Hospital Geral de Massachussets recrutou quem sofria de dores de cabeça crônicas e os separaram aleatoriamente. Um grupo recebeu pequenas quantidades de capsaicina diluída aplicada dentro do nariz por uma semana. O outro recebeu placebo. O estudo encontrou uma “queda significativa na severidade das dores no grupo da capsaicina”, mas não no do placebo. Outros estudos, incluindo um feito esse ano, publicaram resultados similares.
Conclusão: estudos descobriram que a capsaicina pode ajudar a aliviar dores de cabeça.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Home Care em Crescimento

Especialistas em trabalho nos EUA, estão indicando que as atividades de profissionais que trabalham nas funções de home care, estão entre as 10 profissões que mais crescem no país. O Bureau of Labor Statistics estima que o número de profissionais que trabalham em home care, crescerá em todo o país em quase 1 milhão até 2014.

Exame Para Autista

Um grupo dos maiores pediatras dos EUA, está fazendo um grande esforço para que crianças com até dois anos sejam mapeadas, para saberem se tem sintomas de autismo. Este mapeamento deverá ocorrer em duas ocasiões até aquela idade. Assim poderão ter avisos dos sintomas da doença. Caso a criança não balbucie até os 9 meses ou até 1 ano, não indique os brinquedos, estes poderão ser sintomas de autismo. A pesquisa mostrará aos familiares e médicos traços do autismo com antecipação. A Academia Americana de Pediatria estará divulgando esta semana, durante a sua reunião anual em San Francisco, dois reports sobre o assunto e em Novembro, sairá um artigo sobre o assunto na revista Pediatrics. Especialistas dizem que de cada grupo de 150 crianças nos EUA uma é autista. Em 2006, foi solicitado que em todas as crianças com idade entre 18 meses e 24 meses fossem feitas análises destas crianças durante as visitas regulares aos seus médicos. Os dois novos reports aconselham que as crianças com suspeitas de autismo já comecem a fazer o tratamento, mesmo não sabendo ainda da decisão final do exame. O autismo não tem cura mas poderá ser amenizado.

Hotel Excêntrico

Curiosidades deste mundo afora. Um hotel sem similar no mundo. Trata-se do Drain Pipe Hotel, localizado em um parque na Áustria, não muito distante do Rio Danúbio. Certamente, não traz nenhum luxo mas é muito excêntrico. Os hóspedes pagarão uma quantia em forma de doação. Contatos podem ser feitos no site http://www.dasparkhotel.net/

Tratamentos no Exterior

Cada vez mais os ingleses estão procurando fazer os seus tratamentos de saúde fora do país. Em 2007, são esperados que perto de 70.000 venham a utilizar este recurso e até o ano 2010 cerca de 200.000. Os países mais escolhidos são a Índia, Turquia, Alemanha, Malásia, Polônia, Espanha e a Hungria para a realização de tratamento dentário. São escolhidos em média 112 hospitais no exterior em 48 países. A fuga dos hospitais do National Health Service (NHS) tem dois motivos principais: o temor do superbug nas infecções hospitalares e as crescentes filas para se conseguir a realização de uma operação ou até mesmo um tratamento. Esta primeira pesquisa mostrou que os ingleses além de operar no exterior, estão optando também para fazer os seus tratamentos de saúde e mostrou que os pacientes continuarão a fazer os mesmos nas próximas vezes. Os hospitais indianos que tem programas especiais contra a infecção hospitalar do superbug (MRSA) são os mais requisitados. Na quarta feira, quando será divulgada uma nova pesquisa sobre os problemas de infecções hospitalares na Inglaterra, possivelmente, as estatísticas aumentarão para 55.000 casos em 2006, devido na maioria das vezes em relação ao superbug Clostridium difficile. A mesma pesquisa mostrará que as enfermeiras inglesas passam mais tempo nos relatórios do que com os pacientes. Cerca de 13 milhões de pacientes são tratados anualmente pelo National Health Service (NHS).

sábado, 27 de outubro de 2007

Baby Boomers e Tecnologia

A geração conhecida nos EUA como baby boomers que estará completando 65 anos de idade em 2011, já começa a ser vista com olhos atentos pelas empresas americanas, uma vez que aqueles indivíduos estarão ávidos por desfrutarem da alta tecnologia atual para continuar a desenvolver as suas atividades normalmente. Assim, está sendo realizado atualmente em Orlando, uma convenção com o objetivo de mostrar os mais recentes avanços tecnológicos para o que já está sendo chamada agora de silver tsumani, onde empresas de home care e de centros de saúde para seniors são as mais importantes presenças. Perto de 9.000 inscritos estão participando dos debates que se encerrarão dia 31 de outubro, no Centro de Convenções de Orlando. O patrocínio do evento é da American Association for Homes and Services for the Aging, associação que congrega mais de 5.700 empresas da áreas de home care, centros de saúde para seniors, e residências especiais para aposentados e seniors. A maioria das tecnologias que são apresentadas no evento para os baby boomers ou a chamada silver tsumani, são os aparelhos que melhoram a capacidade mental e física, com o objetivo de prolongar a vida independente bem como monitores especiais para conhecimento da saúde, por parte de médicos e familiares.

Gigante Encurta Distância

O casal australiano Tony em Juilie Elwood dividem um momento íntimo na sua cama de casal, na suíte exclusiva que eles reservaram por US$ 50.000. A bordo do vôo inaugural do maior avião do mundo o A380 que está sendo operado pela Singapore Airlines. O casal viajou sete horas desde a cidade de Cingapura até Sidney. O avião considerado um novo marco da aviação equivale a um prédio de 8 andares é um pouco menor do que um campo de futebol, e capacidade para transportar 525 passageiros. O avião pode ir direto de New York até Hong Kong e levantar vôo com uma capacidade que equivale a o peso de 80 elefantes adultos. O preço de uma passagem econômica na rota de Cingapura a Sidney só de ida custa em média US$ 1.900.

Cinco Passos Saudáveis

Um novo estudo comprovou que as mulheres podem diminuir significativamente, os riscos de terem problemas cardíacos, passando a desenvolver 5 atividades simples como: comendo de maneira correta, bebendo moderadamente, permanecendo ativa fisicamente, mantendo um peso saudável e não fumando. Se as mulheres tiverem condições de manter estes cinco passos, a maioria dos ataques cardíacos poderá diminuir em até 77%. As afirmações são da Dra. Ageneta Akesson, do Instituto Karolinska, na Suécia que realizou a pesquisa com outros médicos que estudaram a dieta e os padrões de vida de 24.444 mulheres pós-menopausa, que participaram do estudo desde 1997. Desde aquele período nenhuma das mulheres adquiriu câncer, doenças do coração ou diabetes. Analisando informações contidas no item relativo a alimentação no questionário aplicado, os pesquisadores encontraram as comidas saudáveis como sendo frutas, legumes e vegetais. As mulheres que mantém uma dieta saudável na base de vegetais, frutas, grãos, peixe e legumes e fazendo o uso moderado de bebidas tem menos chance de terem um ataque cardíaco. Se agregado a isto não fumar, ter peso equilibrado, e tiver uma vida saudável fazendo ginástica, está comprovado que as chances de terem um ataque cardíaco pode chegar até a 92%. Atualmente, as doenças do coração são as mais preocupantes entre as mulheres bem como o câncer de mama.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Planeta no Limite

No mais contundente relatório divulgado sobre a situação da saúde do planeta emitido pela Nações Unidas e denominado Global Environment Out Look-4 , fica relatada que a situação da água, solo, ar, plantas, animais e peixes estão grande declínio, mostrando que em 2007 pela primeira vez a população mundial está vivendo em sua maioria nas cidades. O documento divulgado hoje em New York, revela uma escala devastadora de danos ecológicos, com mais de 2 milhões de pessoas possivelmente, morrendo prematuramente devido a poluição do ar e perto de 2 bilhões sofrendo de escassez de água em 2025. O texto destaca que as 6.75 bilhões de pessoas que habitam o planeta, chegaram a um estágio onde a soma de recursos necessários para o seu sustento excede o que é possível obter. Adianta ainda que os estoques de peixes podem acabar, assim como várias espécie de animais serão extintos com as mudanças climáticas. Ao lançar o comunicado o Diretor da ONU do Programa de Meio Ambiente, Achim Steiner, disse que sem um acelerado esforço de reforma como é atualmente feito nos negócios, em um curto espaço de tempo, estaremos com problemas, se realmente nós já não estamos. Na área de saúde o documento é contundente quando diz que quase ¼ das doenças ocorridas no planeta, como as doenças respiratórias, câncer e aquelas passadas de animais para os homens, são causadas pelos problemas encontrados no meio ambiente. O comunicado, entretanto, encontrou esforços que já estão sendo realizados para reverter o processo como a melhoria do ar na Europa e a pesca não predatória no Pacífico.
Em um outro comunicado da Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas fica o alerta sobre a poluição do ar na cidade de Beijing, na China, onde serão realizados os próximos Jogos Olímpicos, no mês de agosto de 2008. Segundo o texto a poluição no local não tem melhorado segundo os padrões da Organização Mundial de Saúde. A preocupação principal é que a poluição venha a atrapalhar a performance dos inúmeros atletas esperados nas competições. O comunicado, entretanto, salienta os esforços que estão sendo feitos na China para o controle da poluição, onde já foram gastos mais de US$ 12 bilhões.

Higiene é Vital

Examinar todos os novos pacientes que dão entrada nos hospitais, poderia ser uma maneira de ser tentar deter o chamado superbug que se instala em muitos hospitais americanos. No estado de Illinois, desde este ano, tornou-se obrigatório a solicitar de todos os novos pacientes o chamado teste de alto risco e isolamento para aqueles que carregam a bactéria MRSA. O estado americano foi o primeiro a usar tal legislação. O principal problema é que estes testes tem um elevado custo e os hospitais, fazem também outros programas para deter outras infecções causadas por bactérias diferentes. A mensagem dos especialistas em controles de infecção hospitalar é uma só para os profissionais de saúde e pacientes; tenham higiene como: lavar bem as mãos, usar luvas, uniforme especial e óculos protetores, além de só serem receitados antibióticos quando realmente necessários. Na Dinamarca, Islândia, Noruega e Holanda, os testes para saber se um novo paciente hospitalar está com a bactéria MRSA é obrigatório. Nos EUA, a agência CDC recomenda a realização do teste como opção. Nos hospitais de Illinois onde o teste de MRSA é obrigatório o índice de infecções caiu 60%. A bactéria MRSA (Methicillin –Resistant Staphylococcus aureus) chega a matar de infecção anualmente cerca de 18.000 pessoas nos EUA, enquanto que a estimativa para as mortes em decorrência da Aids alcança 16.000. O grande perigo da MRSA é que ela é resistente a alguns antibióticos e desta maneira a faz uma bactéria traiçoeira e geralmente, suas infecções começam na pele. Maiores informações no site http://www.mrsa-survivors.org/.

Preocupação Com a Fumaça

Uma paciente aguarda para ser transferida do Hospital de Pomerado para outro fora do alcance das chamas. 75 pacientes foram transferidos em macas ou cadeiras de rodas para ambulâncias e usando roupas especiais do Hospital Pomerado, no bairro de Poway, em San Diego. A luta além de debater as chamas é agora também com os pacientes queimados. Médicos da região alertam sobre os problemas que poderão vir a ocorrer com a forte poluição do ar. A região já tinha um plano especial de evacuação nestas condições, assim como para recolocar pacientes das zonas de perigo. No local, opera um enorme complexo hospitalar militar que faz parte da maior base naval dos EUA. Os deslocamentos ocorrem sem problemas. O incêndio de grandes proporções já desalojou mais de 1 milhão pessoas, arrasando mais de 1.600 casas.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Perda de Sono e Psiquiatria

O jornal Current Biology publicou esta semana, pesquisa da Universidade da California de Berkley, feita para saber das prováveis causas da perda de sono. Para tanto, utilizou de aparelhos de ressonância magnética (MRI) pela primeira vez no mundo para saber exatamente, quais as áreas do cérebro que são afetadas pela falta de sono. Os resultados mostraram que há uma ligação entre pensamentos negativos e a falta de sono. Os autores do estudo mostraram que poderá haver uma conexão entre a falta de sono e problemas psíquicos, como a depressão e stress da síndrome pós-traumáticas. A população mundial está cada vez dormindo menos e entre estes os americanos que em 40% dormem menos do que 7 horas por dia, de acordo com pesquisa da National Sleep Foundation sendo que 75% informaram que tem algum problema de sono de 1 a 2 dias por semana. A falta de sono também entre os jovens está crescendo. A pesquisa alerta que esta falta de sono oferece uma perda de concentração e de memória, diminui a capacidade motora, e até mesmo afeta o sistema imunológico. Mas também segundo o estudo, o principal a destacar é que ficam aumentadas as atividades de partes do cérebro relacionadas a uma variedade de desordens psíquicas.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Primeiro Bebê Espacial

Não tem nada a ver com saúde, mas mostra um feito inédito. Uma barata russa, sim é isto mesmo, chamada de Nadezhda, ou seja, Esperança, deu a luz no espaço às primeiras criaturas geradas neste ambiente. A barata que certamente, agora, ficará muito famosa, deu a luz durante um vôo realizado entre os dias 14 e 26 de Setembro deste ano. Os cientistas soviéticos disseram que já receberam o primeiro grupo de 33 baratinhas geradas no espaço. O vôo onde foram geradas as baratinhas fez parte de um experimento sobre os efeitos dos vôos espaciais promovido pelo Institute of Biomedical Problems (IBMP). As baratas foram lacradas em containers especiais e tiveram toda a sua trajetória filmada.

Controle de Natalidade

Numa decisão surpreendente uma escola no estado de Maine, nos EUA,a King Middle School, se tornará a primeira escola de ensino middle no Maine e talvez uma das primeiras nos EUA, a fazer uso de produtos anticoncepctivos, incluindo as pílulas. Os estudantes a partir dos 11 anos terão que ter a permissão dos pais para usar o centro de saúde da escola, mas não precisarão informar que o estão freqüentando para fazer controle de natalidade. Não existe nos EUA um dado de quantas escolas com alunos entre 11 e 13 anos fazem este tipo de serviço de saúde. Na escola do Maine, informa-se que de um total de 510 alunos matriculados, cerca de 5 já poderão fazer uso do controle de natalidade.

Surdez nos Homens

A agência americana Food and Drug Administration (FDA), está alertando aos homens que alguns medicamentos usados para a impotência poderão causar uma perda momentânea de audição. A agência mostrou a possibilidade, depois de ouvir 29 relatos de perdas de audição em homens, que tinham tomado o medicamento horas ou até dois dias antes. Com o resultado a agência solicitou que os medicamentos deverão trazer este alerta em suas embalagens. Os medicamentos Viagra,Cialis e Levitra já trazem este aviso.

Derrame e Hipertensão

Durante o Joint World Stroke Congress, realizado este mês, na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana, a American Heart Association e a American Stroke Association se juntaram a entidades de outros países, para alertar sobre o grave problema mundial da ocorrência de pressão alta na população mundial, e sendo um dos principais problemas dos derrames. Em termos mundiais o derrame é atualmente, a segunda causa de mortes, vindo em primeiro lugar os problemas cardíacos. Nos EUA, o derrame é a terceira causa de mortes, sendo a doença a principal a ser tratada em casa. Só para termos uma visão do problema, as autoridades americana estimam em 72 milhões de americanos sofrendo de pressão alta. Os sintomas clássicos de um possível derrame são: entorpecimento repentino ou fraqueza na face, braço ou perna, especialmente de um lado do corpo. Confusão repentina, dificuldade para falar ou entender, repentina dificuldade para ver com um ou ambos os olhos, repentina dificuldade para andar, vertigem, perda de balanço e coordenação, dor de cabeça forte sem causa aparente. Segundo os especialistas o derrame é uma catástrofe prevenível e a hipertensão o seu maior fator de risco e que pode ser tratada preventivamente.

domingo, 21 de outubro de 2007

Ambulâncias Especiais

Com o número crescente de pacientes obesos na Inglaterra, as autoridades dos serviços médicos, planejam a entrada em funcionamento das chamadas ambulâncias gordas ou ambulâncias bariátricas. Os responsáveis ligados aos serviços de emergência estão preocupados, já que a maioria das ambulâncias utilizadas atualmente, não estão mais suportando os pacientes obesos na sua utilização. Estas ambulâncias deveriam ser mais fortes e terem portas especiais para a entrada dos doentes, bem como as macas. O número de chamadas de pacientes obesos na Inglaterra está crescendo constantemente. O Serviço de Ambulância de Londres (LAS), já registrou este ano mais de 13.000 chamados, incluindo pacientes obesos com problemas de diabetes, cardiológicos e trombose. Em alguns casos, de obesidade severa os pacientes tiveram que ser levados em vans especiais. As ambulâncias bariátricas podem carregar mais de 5 toneladas. Um artigo divulgado recentemente, alerta que a obesidade é mais mortal do que o cigarro e pode diminuir a expectativa de vida em 13 anos. Nos EUA as chamadas ambulâncias gordas ou ambulâncias bariátricas já existem.

Obesidade Preocupante

Estudo do governo inglês mostrou mais uma vez a grande preocupação das autoridades daquele país com o problema da obesidade. Segundo o Diretor Executivo da British Heart Foundation, Peter Hollins foi é uma intensa batalha diária para enfrentar a realidade do problema. O governo da Inglaterra lançou recentemente, uma grande campanha publicitária no sentido de envolver a população na realização de caminhadas e a fazerem mais o uso da bicicleta. Também as escolas estão envolvidas em combater a obesidade no país. Estima-se que dentro de 25 anos, metade da população da Inglaterra esteja obesa, além disto 86% dos homens estarão obesos em 15 anos e 70% das mulheres em 20 anos. Os especialistas analisam que o meio ambiente está obesogenic, com os apelos fortes em relação a comida, transporte motorizado e a um estilo de vida sedentário. Em 2004, perto de ¼ da população inglesa já estava obesa. A compra de comida saudável também diz o report é altamente considerada em todos estes aspectos, além da presença forte do governo em campanhas explicativas sobre os perigos da obesidade. Em outra pesquisa foi indicado que indivíduos que não conseguem parar de comer e ficam sempre com fome, podem culpar os seus gens, por isto. Na pesquisa divulgada esta semana, pela Universidade de Buffalo, em New York eles disseram que 50% da população carrega uma variação específica de gene que dá um prazer extra em comer. O gene afeta a dopamina. Este gene não afeta simplesmente o prazer de comer, mas também está associado a outras recompensas como beber e jogar. Ele está associado a recompensas, mas ninguém deve ter uma recompensa no ato de comer. Elas trabalham duas vezes mais para conseguir saciar a sua fome, alertam os pesquisadores. O estudo está publicado no Behavioral Neuroscience e mostrou que quimicamente manipulado os níveis de dopamina altera o comportamento de comer. A descoberta deve auxiliar no desenvolvimento de novos remédios para as dietas, podendo explicar também porque muitas pessoas continuam a comer mesmo não estando mais com fome.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Stress no Home Care

Pessoas que trabalham em locais de day care e fazem trabalhos de enfermagem em casa, tem as maiores taxas de depressão de acordo com uma pesquisa feita pela agência americana Substance Abuse and Menthal Health Services Administration (SAMSHA). A agência concluiu que 7% dos trabalhadores nos EUA sofrem de algum episódio depressivo durante o ano, mas que 10% desse total são encontrados nos serviços de home care. Já na área de engenharia esta porcentagem cai para 4,3%. A depressão pesquisada pela agência constatou o fenômeno como o período onde o trabalhador sofre de algum problema relacionado a perda de prazer, alterações no sono, alimentação e tristeza. O estudo envolveu 60.000 trabalhadores entre 18 a 64 anos apontando um custo anual em torno de US$ 36,6 bilhões para as empresa. No Brasil, pesquisas neste sentido estão sendo feitas. Em outro estudo realizado pela Universidade de Adelaide, na Austrália indica que cerca de 10% dos pais que foram pais pela primeira tiveram ou serão, acometidos de depressão, ansiedade, estresse e alguns problemas de ordem psicológica. Os pesquisadores informaram também que o fato ocorre, já que a maioria das atenções são dadas para as mães durante o nascimento do primeiro filho. A chamada postnatal depression estará sendo melhor analisada nos próximos anos, uma vez que os pesquisadores estão recrutando novos pais e pretendem fazer um acompanhamento mais minucioso do assunto.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Germe Resistente

Estudo publicado na edição de ontem do Journal of the American Medical Association, indica que uma cepa do micróbio Staphylococcus Aureus resistente aos atuais antibióticos, está matando anualmente, cerca de 19 mil mortes e perto de 94 mil sofrem destas infecções nos EUA. O estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), indica que o germe é resistente aos remédios e se espalha rapidamente. Ontem, 21 escolas do estado da Virginia (EUA) tiveram que fechar devido problemas de infecções e um estudante chegou a morrer. O simples contato transmite o germe e pode transformar as infecções na pele comuns em problemas mais graves. A higiene é vital em todos os níveis advertem os especialistas. No Brasil, diversos casos de outras infecções foram relatados.

Saúde Humana

Até que ponto a saúde humana pode chegar. Após treinar exaustivamente, o húngaro David Merlini conseguiu ficar submerso por 10 minutos e l7 segundos, estabelecendo um novo record mundial. O record foi estabelecido este mês, no Castelo de Mágicas de Hollywood. Um fato curioso é que um dia antes da performance ele havia tentado a façanha, mas terminou com somente1 minuto e 12 segundos. Motivo: a temperatura da água estava muito fria.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Medicar ou Não Medicar

Os pais sempre encaram este dilema depois que o filho é diagnosticado com o déficit de atenção por hiperatividade, a chamada ADHD (attention – déficit hyperactyvity disorder). Agora um novo guia poderá auxiliar pais e profissionais de saúde. Ele é chamado de ADHD Parents Medication Guide e segundo os seus autores poderá dissipar muitas dúvidas sobre a doença. Um estudo publicado recentemente, mostrou que metade dos quase 2 milhões de crianças nos EUA diagnosticadas com o problema, recebem tratamento. O guia poderá ser adquirido no site www.ParentsMedGuide.org

Stress e Coração

Indivíduos de meia-idade que tiveram ataques cardíacos e que retornam para trabalhos estressantes, estão sujeitos a sofrerem em dobro um novo ataque cardíaco, segundo uma pesquisa divulgada, pela Universidade de Laval, em Quebec, no Canadá. O risco continua mesmo se a pessoa tenha diminuído os fatores de risco anteriores, como obesidade, pressão alta, diabetes e fumo. O estudo liderado pela Dra. Corine Aboa-Eboule, envolveu cerca de 972 pessoas entre homens e mulheres, com menos de 60 anos que sofreram ataques cardíacos entre 1995 e 1997 e retornaram aos seus antigos trabalhos. Durante a realização da pesquisa, que durou seis anos, 124 indivíduos sofreram um segundo ataque cardíaco, sendo 13 fatal e 82 tiveram angina estável. O trabalho crônico com estresse (chronic job strain) está ligado diretamente com os problemas cardíacos segundo o artigo publicado este mês, pelo Journal of The American Medical Association. O estudo canadense sugere que medidas de medicina preventiva devem ser orientadas, para que os pacientes ao retornarem aos seus serviços não tenham que enfrentar um novo estresse de trabalho.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Teste de Sangue e Alzheimer

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, anunciaram esta semana, que poderão saber se um indivíduo poderá desenvolver a doença de Alzheimer através de um teste de sangue. Este prognóstico poderá ser feito de dois a seis anos antes do desenvolvimento ou não da doença. Mais detalhes da descoberta poderá ser feita no site da revista Nature Medicine (http://www.nature.com/nm/index.html).

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Medicina Preventiva é Destaque

Os hospitais americanos que estão investindo mais em programas de saúde e medicina preventiva, divulgaram esta semana, os altíssimos custos das doenças crônicas no trabalho. A Associação dos Hospitais Americanos que reúne mais de 5.000 hospitais, informou que somente em três doenças crônicas, como diabetes, asma e hipertensão a cifra chega a US$ 30 bilhões com 164 milhões de dias perdidos no trabalho anualmente. Para o presidente da entidade, Rich Umbdenstock a mensagem está clara: medicina preventiva e programas de saúde e bem estar devem ser o foco central dos cuidados com a saúde. Nos EUA, cerca de 1.221 dias de trabalho são perdidos para cada grupo de 1.000 americanos que sofrem de asma, diabetes ou hipertensão. Por sua vez mais de um terço dos trabalhadores da Florida, nos EUA sofrem de artrite, o que está reduzindo as atividades destes funcionários. A pesquisa realizada pela Agência de Controle e Prevenção de Doenças, indicou que cerca de 33% dos trabalhadores nos EUA sofrem com a doença. O estado de Kentucky é o mais afetado com cerca de 51,3% e o menor incidência o de Nevada com 25,1%. No Brasil a artrite reumatóide também é uma grande vilã no trabalho e diversos ensinamentos de medicina preventiva estão sendo realizados em todo o país para prevenir a doença entre os trabalhadores.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Doenças Crônicas e Prevenção

Americanos que sofrem de doença crônica custam para a economia dos EUA mais de US$ 1 trilhão por ano, um custo que poderá aumentar para cerca de US$ 6 trilhões até 2050, a menos que a população tome algumas providencias em relação á saúde. O estudo foi divulgado recentemente, de acordo com pesquisa da Milken Institute, de Santa Mônica, Califórnia. Ainda de acordo com o estudo o impacto produzido nos custos das doenças crônicas, será muito maior do que o realizado com o tratamento das doenças, afetando diretamente a produtividade americana e reduzindo a força de trabalho, bem como outros custos ligados aos cuidados médicos. Segundo o Dr. Richard Carmona, diretor do Partnership to Fight Chronic Disease, em recente entrevista em Washington, os americanos estão alertando que o principal problema deles é relacionado a saúde. O estudo identificou as principais doenças crônicas que atingem os americanos como sendo o câncer, a hipertensão, problemas psíquicos, doenças cardíacas, diabetes, asma e derrame. Mais da metade dos americanos sofrem de algum tipo de doença crônica, e todos os anos milhões são diagnosticados com doenças crônicas e milhões irão morrer destas patologias, segundo Ross DeVol, diretor de saúde do Milken Institute. O tratamento para estas doenças em 2003 chegou a US$ 277 bilhões, mas colocando-se dados de falta de produtividade o custo alcança mais de US$ 1,1 trilhão. Os estados americanos que apresentaram na pesquisa taxas menores de doenças crônicas foram Utah, Alaska, Colorado, Novo México, Arizona e Califórnia. Os com maiores taxas foram West Virginia, Tennessee, Arkansas, Kentucky e Mississipi.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Atividade Física e Depressão

Estudo divulgado na edição de setembro, da revista Psychosomatic Medicine, indica que a atividade física regular poderá auxiliar as pessoas que sofrem de depressão. Segundo o Dr. James A. Blumenthal, professor de psicologia médica na Universidade de Duke, em Durham, na Carolina do Norte e autor da pesquisa, várias pessoas já conhecem por experiência própria, que quando elas fazem exercício se sentem bem melhor. Os exercícios aumentam a endorfina ou os níveis de serotonina, que ajudam o cérebro a se sentir bem. Para o Dr. Blumenthal, o estudo indica porém que os médicos não devem prescrever, largamente os exercícios como uma maneira de curar a depressão, mas somente para aqueles pacientes que tenham uma propensão ou estejam motivados para a realização de atividades físicas.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Correr ou Não Correr

Um fato é concreto: faça o seu exame médico antes de iniciar qualquer atividade física. O esforço demasiado pode matar e matou, semana passada, durante a Maratona de Chicago, um policial que participava da prova de ataque cardíaco. As informações indicam que foi de um prolapso da válvula mitral. O corredor tinha 35 anos e participava da maratona onde a temperatura durante a corrida era de 31 graus. Cerca de 315 corredores foram retirados da prova por ambulâncias e 25 ainda se encontravam hospitalizados. Aproximadamente, 35.000 corredores estavam na prova que teve de ser interrompida depois de 3 ½ horas. O grande debate agora, é saber exatamente, o motivo da morte do policial. Afinal de contas, ele havia feito um check – up antes da competição e além do mais, estava treinando para a prova. Como era policial de Chicago, havia inclusive, treinado a equipe de policiais que usam bicicleta em patrulhamento. Para alguns médicos o problema de ter prolapso da válvula mitral, poderia não estar associado ao óbito. Para estes a exaustão e a desidratação durante a corrida, poderiam sim ter aumentado o problema. O grande temor agora é que pessoas com este problema, passem a não querer mais correr ou desenvolver alguma atividade física, o que certamente, só irá prejudicar a saúde dos mesmos.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Obesidade Preocupante

A obesidade entre as crianças com até 11 anos, está se tornando um problema que terá que ser resolvido rapidamente. Uma em cada grupo de quatro crianças com idade até 11 anos está obesa, segundo pesquisa divulgada semana passada, pelo Departamento de Saúde da Inglaterra. Aqui no Brasil, o problema pode se repetir, apesar de não termos estatísticas próprias sobre o assunto. De qualquer maneira, como a garotada está mais dentro de casa, o nível de sedentarismo aumentou muito entre as mesmas. Segundo o Dr. Colin Waine, Diretor do Fórum de Obesidade Nacional, da Inglaterra, pesquisa é muito preocupante, uma vez que as crianças poderão apresentar sérios problemas de saúde no futuro para estas crianças. Elas poderão desenvolver a diabetes do tipo 2, problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer. A pesquisa inglesa mostrou que 22.8% das crianças até 5 anos são obesas, enquanto que cerca de 33,1% até 11 anos se encontram na mesma situação. Os meninos são mais obesos do que as meninas. A obesidade na Inglaterra vem triplicando desde 1980 e até 2010, o orçamento para governamental para o problema deverá chegar a USS 3,5 bilhões. A meta agora é sempre observar as crianças e seus hábitos alimentares na escola e em casa, onde os pais terão papel fundamental.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Stress e Depressão

Indivíduos que sofrem de estresse crônico no trabalho, podem ser propensos e também a desenvolver um alto risco de ter depressão. Um amplo estudo publicado este mês, no American Journal of Public Health apontou o problema. Os pesquisadores encontraram em mais de 24.000 trabalhadores do Canadá, que quase 5% haviam sofrido de depressão no passado. Aqueles que tiveram sintomas de alto estresse, surgiram como sendo os mais afetados. O estudo confirmou e ampliou pesquisas anteriores, só que em análises anteriores, os indivíduos pesquisados já sofriam de algum tipo de depressão, o que não aconteceu com a presente pesquisa. O estudo liderado pela Dra. Emma Robertson Blackmore, da Universidade de Rochester, Escola Médica, de New York aponta que os trabalhos ditos de alta tensão (job hight strain), são definidos como aqueles que solicitam muito dos trabalhadores, mas que oferecem pouca independência na tomada de decisões. Entre as mulheres, a falta de autoridade para tomar decisões, em sua grande maioria, é a principal causa da origem da depressão.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Ataques Cardíacos em Crianças

Médicos nos EUA estão reportando o surgimento de casos de ataques cardíacos em crianças. Recentemente, um garoto de 13 anos sofreu um ataque cardíaco o que só foi diagnosticado mais tarde e também devido a coincidência da sua mãe ser enfermeira com especialização em cardiologia.Somente no estado de Ohio, foram diagnosticados 9 casos da doença, segundo uma pesquisa feito pelos Drs. John Lane e Giora Bem-Shachar, do Hospital Infantil de Akron, em Ohio. Como os sintomas do ataque cardíaco em crianças são difíceis de serem analisados os médicos nos EUA estão estudando melhor este fato. Para os especialistas é importante que outros médicos também tenham conhecimento que o ataque cardíaco é uma possibilidade que pode ocorrer em crianças. Nunca coloque de lado uma dor no peito em crianças, afirma os especialistas. Na pesquisa somente há o caso de uma menina, sendo os demais garotos. A dor no peito é um fenômeno usual entre as crianças, mas em 95% dos casos não é relatado como um problema cardíaco. Na edição de outubro do jornal médico Pediatrcs, é apresentado o relato do caso do garoto que sofreu um ataque cardíaco com somente 13 anos.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Solidão Pode Matar

De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), indivíduos solitários mais provavelmente, ficarão doentes e morreram mais cedo . O estudo não identifica o que vem primeiro: a solidão ou as características físicas da pessoa, mas indica que pode haver um caminho para ajudar e prevenir os efeitos mortais da solidão, segundo Steve Cole, biologista molecular que participou da pesquisa. Durante a realização do estudo os pesquisadores utilizaram um “gene chip” para estudar o DNA da pessoa solitária e encontraram que indivíduos que se descreviam como cronicamente solitários, tinham uma distinta atividade genética e quase todas influenciavam o seu sistema imunológico. O estudo também mostrou que o impacto biológico do isolamento social nos alcança em nossos processos mais internos, ou seja, a atividade dos nossos genes.