sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Alérgica à Àgua

Ashleigh Morris, 19 anos, é alérgica a água. Parece incrível, mas ela tem uma doença chamada Aquagenic Urticária desde os 14 anos. Moradora de Melbourne, na Austrália, Morris não pode nadar, tomar um banho de chuveiro, se banhar em uma banheira, enfim ela é alérgica a água.

Até mesmo suar traz problemas para a jovem, sendo que ela é alérgica a água em qualquer temperatura. Ela sofre de uma doença raríssima na pele denominada Aquagenic Urticária, onde pouquíssimos casos deste tipo foram observados na medicina.

Ela só pode se lavar, por no máximo, um minuto de cada vez, senão as dores são fortíssimas e logo começarão a irromper comichões. Os rápidos banhos são os únicos contatos que Morris tem com a água. Os banhos que toma são verdadeiros sofrimentos que as leva as lágrimas.

O Dr. Rodney Sinclair, dermatologista e médico de Morris, disse que a penicilina alterou os níveis de istamina no seu corpo, o que ocasiona a doença. Segundo especialistas da Inglaterra como são raríssimos os casos desta natureza, os dermatologistas ainda não sabem com exatidão o que pode desenvolver o problema, que infelizmente não tem cura.

Menos Sal Para Crianças

Cientistas britânicos relataram, em artigo publicado na revista científica Hypertension, que a redução de um grama de sal na dieta diária equivale à uma redução de 100 gramas no consumo diário de líquidos, principalmente de refrigerantes ou sucos adocicados. Realizado com crianças com idade entre 4 e 18 anos, o estudo mostrou que esta redução pode ajudar a manter as crianças saudáveis e mais magras, por reduzir o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial e obesidade, protegendo a saúde cardiovascular futura.

Foram analisados os hábitos alimentares de 1600 crianças entre 4 e 18 anos na Inglaterra. Concluiu-se que as crianças que ingeriam menos sal também bebiam menos líquidos, incluindo refrigerante e sucos adocicados.

A diminuição do sal na dieta pode reduzir a incidência de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral no futuro. Refrigerantes e bebidas adocicadas são uma importante fonte de calorias para crianças, mas não são calorias saudáveis, já que estão ligadas ao desenvolvimento de hábitos alimentares errôneos, que estimulam a obesidade.

Se uma criança com idade entre 4 e 18 anos cortar pela metade a quantidade de sal que ingere, haverá um decréscimo de ingestão de aproximadamente 2 copos de bebidas adocicadas por semana, o que equivale a reduzir a ingestão de 250 calorias por semana.

Uma redução de 10 a 20% do sal ingerido não é percebida pelas papilas gustativas, ou seja, não altera o sabor dos alimentos. Os pais devem checar os rótulos dos alimentos para escolher produtos que contenham menos sal. Devem preferir os alimentos temperados com cebola, alho, cebolinha, salsinha e ervas aos cozidos com sal, evitando também saleiros à mesa.

De acordo com a Associação Americana do Coração (American Heart Association), adultos saudáveis também devem reduzir o sal ingerido à menos de 2300 miligramas ou 2,3 gramas por dia. Isto equivale a aproximadamente uma colher de chá de sal de cozinha ao dia, incluindo todos os alimentos ingeridos.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Degeneração Macular

Estudo publicado no British Journal of Ophthalmology que envolveu pesquisa com mais de 3.650 pessoas, está indicando que pacientes que sofrem de degeneração macular, tem dobrada as chances de morrerem de um ataque no coração.

A degeneração macular é muito comum em pessoas de meia-idade, sendo uma das principais causas de cegueira no mundo, já que a doença destrói a parte central da retina.

As pesquisas realizadas pela University of Sidney, encontraram que aquelas pessoas com idade inferior a 75 anos, e sofrendo com os problemas da doença teriam o risco de morrerem do coração na próxima década de vida.

Na Inglaterra, o Royal National Institute for Blind People já alerta pacientes que alguns remédios usados contra o problema poderão trazer efeitos cardiovasculares.

Artrite Infantil

Pesquisas inglesas estão indicando que muitas vezes as dores que as crianças reclamam durante a infância e a pré –adolescência, pode ser caracterizado por um problema de artrite infantil. Segundo a Dra. Helen Foster, com especialização em reumatologia que estuda o assunto na Universidade de Newcastle, um crescente número de crianças está sofrendo de artrite, principalmente, devido a problemas relacionados a pré-disposição genética, ou até mesmo uma infecção viral pode desencadear o problema.

Mas o que está favorecendo ainda mais para estes detalhes é a vida sedentária que a maioria das crianças observa atualmente. Inúmeras crianças são adeptas das junk foods, não fazem exercícios suficientes e ainda estão acima do peso. Para a Dra. Foster tudo isto irá fazer com que as juntas das crianças se sinta pressionada, acarretando as dores e possivelmente, a artrite. Evidentemente, que os médicos não devem ter este diagnostico de imediato, pois na grande maioria das vezes, estas dores nas crianças são observada com o crescimento dos ossos. Ela acrescenta que o exercício física é fundamental em todos os aspectos para a garotada.

Magreza Não!

O Conselho de Ministros da França aprovou ontem (27/02), a adoção de medidas para proteger as modelos da chamada apologia a magreza extrema, com a publicação de um decreto junto aos setores da moda e de imagem. Também oferecerá um plano para auxiliar a saúde das jovens.

O foco principal do programa será a luta contra a anorexia entre as mesmas, com a criação do Observatório de Qualidade Alimentar que estará adotando medidas para que as jovens não tenham acesso a bebidas alcoólicas, bem como desenvolver uma alimentação apropriada.

O governo francês também está analisando formas de criar mecanismos de proteção e respeito às modelos,notadamente, se forem menores de idade. Já na Inglaterra, a grande preocupação é com o aspecto relacionado a obesidade infantil, onde o governo inglês está desenvolvendo uma série de programas específicios contra o grave problema.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Anti - Depressivos em Foco

Milhões de pessoas que tomam antidepressivos em todo o mundo, podem estar desperdiçando seu tempo e dinheiros, segundo um estudo divulgado no jornal da Public Library of Science: Medicine (http://www.plos.org/) , do Prof. Irving Kirsch, da University de Hull, na Inglaterra.

Um estudo de drogas antidepressivas atuais, como o Prozac e o Aropax, mostrou que eles são tão eficientes quantos os placebos ou até mesmo um tablete de açúcar para a maioria dos depressivos. O estudo mostra informações que os laboratórios decidiram não publicar, bem como pesquisas em jornais científicos.

O prof. Kirsch disse que realmente, os depressivos se sentem bem quando tomam os antidepressivos, mas também obtêm resultados satisfatórios quando ingerem os placebos e a diferença entre ambos não é apreciada.

Isto significa que indivíduos depressivos poderiam melhorar sem tratamentos com remédios, segundo o prof. Kirsch. Somente um pequeno grupo de indivíduos com depressão severa, mostrou uma melhora com o uso da medicação, segundo o estudo.

Os pesquisadores concluíram que para os depressivos com sintomas suaves e moderados, não deveriam ser receitados remédios, a menos que os exercícios e os aconselhamentos não surtissem efeito. Entretanto, os pacientes depressivos não devem assumir que os remédios que estão tomando não estejam surtindo efeito e sim preocupar-se, em manter contato com o médico, caso não sinta este progresso.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Poder da Soneca

Segundo artigo publicado no Journal of Sleeping Research, do Prof. do Dr. Olaf Lahl, da Universidade de Dusseldorf, na Alemanha, existe efetivamente, um poder da soneca que pode aumentar a capacidade de memória do indivíduo.

O estudo alemão mostrou que o descanso da soneca, além de refrescar o cérebro, também propicia um autentico recall. Para o Dr. Robert Stickgold, da Universidade de Harvard, os pesquisadores do sono, na maioria das vezes, não atribuíam muitos favores relacionados ao ato de tirar uma soneca ou mesmo descansar.

Para ele, antes de uma pessoa dormir, o cérebro relembra eventos recentes. A sensação de sonhar e até pensamentos loucos, são comuns e poderiam ajudar a explicar os benefícios do poder da soneca.

Segundo historiadores, Winston Churchill, sempre tirava uma soneca, depois do almoço e segundo livros, este fato é que lhe dava mais forças para enfrentar os alemães, na II Guerra Mundial.

O mesmo acontecia com Bill Clinton, John F.Kennedy, Ronald Reagan e Florence Nightingale. Pesquisadores apontam a siesta, na Espanha, como excelente para a saúde de uma pessoa, enquanto que a forma dos britânicos de só dormirem quando vão para a cama, péssima para a saúde.

Um estudo americano publicado esta semana, feito durante seis anos, mostrou que o descanso do meio do dia é excelente para a saúde e poderia prevenir ataques e doenças cardíacas.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Música Ajuda na Recuperação Após Ataque Cerebral

Ouvir música diariamente contribui para uma melhor recuperação após um ataque cerebral, revela um estudo finlandês publicado pela revista especializada Brain.
Segundo pesquisadores finlandeses, as vítimas de acidentes vasculares cerebrais (AVC) que ouvem música de uma a duas horas por dia têm uma melhor recuperação de sua memória verbal e de sua capacidade de atenção.

A música também melhora o humor e deixa os pacientes mais otimistas, menos deprimidos. Os benefícios da música em casos de ansiedade, depressão e dor são bem documentados, e há estudos que sugerem efeitos positivos em relação à esquizofrenia, à demência e ao autismo, mas esta é a "primeira vez" que se mostra isto em relação a um ataque cerebral, destaca Teppo Sarkamo, do Centro de Pesquisas sobre o Cérebro de Helsinki.

A música deve contribuir para estimular os pacientes durante o período crucial em que o cérebro, devido à sua "plasticidade", tenta adaptar-se aos danos provocados pelo ataque cerebral. É útil, "barato e fácil de fazer", e complementa outras terapias, especialmente em pacientes internados durante semanas, até meses, em quartos de hospitais. Apesar de "promissor", o estudo precisa ser corroborado por outras pesquisas, para se compreender melhor os mecanismos neurológicos que permitem este efeito "direto" da música sobre os pacientes, assinalam os cientistas.

Pesquisas comprovam que pobreza prejudica desenvolvimento do cérebro

Crianças criadas em condições de pobreza têm mais dificuldade para aprender, não só por questões socioeconômicas, mas também biológicas. Pesquisas realizadas nos últimos anos comprovam que a pobreza tem impacto direto no desenvolvimento do cérebro, justamente no período mais crítico da infância, deixando seqüelas neurológicas que diminuem a capacidade de aprendizado.

Os resultados dessa relação entre pobreza e aprendizado já são conhecidos dos educadores, mas os cientistas ainda estão longe de explicar como isso ocorre biologicamente. A capacidade do ser humano de memorizar, lembrar e aprender novas informações depende de uma constante reconfiguração de sinapses - as ligações entre um neurônio e outro, por meio das quais são transmitidas e armazenadas as informações no cérebro.

A maior parte dos neurônios é formada no útero, durante o desenvolvimento embrionário e fetal, mas a planta básica de conectividade dessas células só é estabelecida nos primeiros anos de vida, na medida em que a criança aprende a falar e raciocinar. Numa situação de pobreza, em que há menos estímulos, piores condições de saúde, má nutrição, maior exposição a substâncias tóxicas, abuso e outras dificuldades domésticas, esse desenvolvimento primordial do cérebro pode ser prejudicado.

“Uma vez que os circuitos são fechados, não dá para voltar atrás e reconfigurar o sistema. A criança vai viver com os circuitos defeituosos para sempre”, diz o pesquisador Jack Shonkoff, diretor-fundador do Centro sobre Desenvolvimento Infantil de Harvard. O assunto foi tema de um simpósio da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) na semana passada, em Boston.

“Não há dúvida de que ser pobre é ruim para o cérebro”, disse a organizadora do debate, Martha Farah, da Universidade da Pensilvânia. Estudos mostram, por exemplo, que crianças de três anos de idade, cujos pais têm diploma universitário, têm um vocabulário três vezes maior do aquelas cujos pais não completaram o ensino básico.

“Com dois anos você já pode notar a diferença”, disse Shonkoff. As seqüelas da pobreza no desenvolvimento cerebral são profundas, mas não totalmente irreversíveis. Estudos com animais mostram que o cérebro tem “plasticidade” suficiente para se recuperar, se os estímulos positivos para que isso ocorra forem também suficientes.

No caso dos seres humanos, esses estímulos podem variar desde um programa de leitura até a oportunidade de estudar numa boa escola.

Exposição a Toxinas do Ambiente Causa Defeitos em Espermatozóides

Pesquisa da Universidade de Idaho, apresentada no encontro da Sociedade Americana para o Avanço da Ciência, em Boston, nos Estados Unidos, afirma que danos causados a espermatozóides pela exposição a toxinas presentes no meio ambiente permanecem na linha reprodutiva da família e podem ser passados a futuras gerações.

Os cientistas injetaram um pesticida chamado vinclozolin - conhecido por prejudicar os hormônios - em embriões de ratos. Esta substância provocou alterações genéticas no espermatozóide dos machos, inclusive uma série de mudanças associadas à forma humana de câncer de próstata. Os ratos expostos ao vinclozolin apresentaram sinais de danos e crescimento exagerado da próstata, infertilidade e problemas renais.

Matthew Anway, coordenador da pesquisa, afirma que esses defeitos nos espermatozóides permanecem na linha reprodutiva da família, afetando até quatro gerações. A quantidade de pesticida usada no estudo foi maior do que qualquer humano poderia ser exposto. No entanto, a importância da pesquisa, segundo Matthew, é demonstrar que um filho homem pode herdar os problemas dos genes do pai, uma vez que os genes alterados permanecem na linha reprodutiva.

Pais que usam bebidas alcóolicas em excesso ou fumam podem não só estar estar se prejudicando, mas também prejudicando seus filhos. O álcool causa defeitos em espermatozóides e a nicotina do tabaco afeta não só o sangue, mas também o esperma.

Tratamento Potencial Para a Doença de Huntington

Cientistas da Oklahoma Medical Research Foundation (OMRF) identificaram um composto, conhecido como lanthionine ketimine, que promete auxiliar no tratamento da doença de Huntington. Os testes pré-clínicos estão sendo realizados para verificar se o composto pode retardar a progressão desta doença degenerativa que afeta o sistema nervoso central.

Coordenados por Kenneth Hensley, cientistas da OMRF estão realizando testes pré-clínicos usando o composto lanthionine ketimine (LK), derivado de processos metabólicos. Resultados precoces do estudo indicam que a LK pode reduzir a inflamação e os danos causados às células nervosas, retardando assim a deterioração da função motora causada pela doença de Huntington.

Serão testadas duas formas de LK em ratos que foram geneticamente “projetados” para desenvolver os sintomas da doença. Os cientistas estudarão se o composto retarda a perda de controle corporal que se manifesta precocemente na doença e também a habilidade para melhorar a função cerebral e inibir a destruição neuronal.

Ainda é cedo para dizer se a LK pode estar ligada a medicamentos para tratar a doença de Huntington em humanos no futuro, mas o coordenador do estudo acredita que o presente estudo possa colaborar para a descoberta de drogas mais efetivas e potentes para tratar esta doença.

A doença de Huntington é uma doença hereditária degenerativa que afeta o sistema nervoso central, causando movimentos involuntários corporais, falta de coordenação e perda progressiva da memória. Atualmente esta doença não tem cura. Seus sintomas podem ser controlados com o uso de medicação.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Efeito Extra

Drogas tomadas por milhões de pessoas em todo o mundo para tratar o colesterol estão recebendo um bônus adicional. Médicos que usam a statins para cortar e prevenir as chances de um ataque no coração, descobriram por trabalhos científicos um novo poder para a droga.

Durante uma pesquisa com pacientes que faziam o uso da statins, eles notaram que a fibrilação atrial, um ritmo anormal na câmara superior do coração, foi significativamente reduzida. Os pesquisadores franceses fizeram a pesquisa com 3.600 pacientes.

Todos os pacientes pesquisados tinham fibrilação atrial no passado, ou um alto risco de desenvolver a doença, e outros haviam sofrido um ataque cardíaco ou colocado um bypass por operação. Aqueles pacientes que tinham tomado statins, tinham 61% provavelmente, menos chances de desenvolverem uma fibrilação atrial.

O Dr. Laurent Fauchier, do Centre Hospitalier Universitaire Trousseau, em Tours, na França, disse,e ntretanto, que ainda é um pouco cedo para considerar a prescrição da statins para todos os pacientes com um histórico médico de fibrilação atrial, mas os resultados são promissores.

Um efeito positivo da statins na fibrilação atrial deve contribuir na redução do número de derrames ou episódios de problemas cardíacos. Se o médico prescreve a statins por qualquer razão, ele deverá diminuir os riscos de problemas cardíacos, como a arterioesclerose e também o risco de uma fibrilação atrial, disse o médico.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Fumo Masculino

Durante encontro, esta semana, da American Association for Advancement of Science, um estudo conduzido pelo Prof. Matthew Anway, apresentou presquisas que alertam que os homens que fumam e bebem, poderão trazer problemas futuros na saúde dos seus filhos e netos.

Os elementos químicos dos cigarros e álcool, poderiam trazer mudanças no DNA que seria passado via esperma para as futuras gerações. Outra pesquisa já havia alertado sobre os problemas do álcool e cigarro, com relação a efeitos nocivos na próstata e no fígado.

Para a Profa. Gladys Fiedler, da Boston University, cientista que passou mais de 40 anos, estudando como a saúde do pai poderia afetar a saúde dos filhos, homens e mulheres têem um importante papel na saúde futura dos descendentes bem como o seu desenvolvimento.

O estudo do Prof.Anway, da University of Idaho, nos EUA, mostra claramente, a importância de não se usar fumo e álcool para os futuros pais. Para a Profa. Cynthia Daniels, da Rutgers University, em New Jersey e autora de inúmeros trabalhos científicos sobre reprodução humana, se ela fosse um jovem rapaz que quisesse ser pai, não beberia sempre ou também não faria o uso de cigarros. Se você conseguir diminuir as influências químicas e os efeitos tóxicos destes produtos, você estará minimizando os riscos e danos na reprodução humana, alertou a cientista.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Câncer de Próstata

Estudo publicado na revista científica Nature Genetics por cientistas do Institute for Cancer Research (Reino Unido) e da Universidade de Cambridge relata a identificação de sete novos genes que estão associados a um risco 60% maior de desenvolvimento do câncer de próstata.

De acordo com os especialistas, dois dos novos genes identificados poderão ser de extrema relevância para a prevenção e tratamento do câncer de próstata. Um deles, o MSMB, pode ser dosado no sangue além de ser útil no rastreamento ou no monitoramento de progressão da doença. O segundo, denominado LMTK2, é um novo alvo para a descoberta de novas terapias.

Realizadas em mais de 10 mil homens no Reino Unido e na Austrália, análises encontraram os genes em mais da metade dos casos de câncer e próstata. Pesquisadores disseram que os sete genes encontrados não tinham sido anteriormente ligados ao câncer de próstata.

Dentro de 3 ou 4 anos, deve ser possível oferecer um perfil genético para os homens verificarem seu risco de desenvolver câncer de próstata. Isto vai permitir que os médicos decidam, com mais facilidade e segurança, quando um homem necessita de monitoramento mais rígido ou de uma biópsia de próstata.

Dr. Ros Eeles, coordenador do estudo realizado no Institute of Cancer Research, relata que de um ponto de vista público, os recursos escassos disponíveis poderão ser direcionados a pesquisas mais promissoras. Já Doug Easton, especialista em epidemiologia genética da Universidade de Cambridge, diz que o estudo melhora o conhecimento sobre câncer de próstata e que a maioria dos homens pode ter um dos genes, mas que a combinação de alguns deles é que aumenta o risco de um homem desenvolver câncer de próstata.

Ameaça Mundial: Obesidade

Um alerta extremamente preocupante, foi feito ontem pelo Dr. Philip James, especialista em obesidade e que está desenvolvendo políticas sobre o assunto para o governo britânico, Nações Unidas e Organização Mundial de Saúde.

Ele afirmou que os líderes mundiais deveriam ser unir contra a obesidade, uma verdadeira bomba relógio para a saúde mundial. E foi mais enfático nas suas declarações ao dizer que a obesidade mundial deveria ser tratada como uma ameaça assim como é o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Estima-se que mundialmente, existam perto de 1 bilhão de adultos acima do peso e que destes, 1/3 são obesos. Conclamando os líderes mundiais para fazerem um verdadeiro pacto mundial contra a obesidade, o Dr.James disse que as maiores modificações deveriam ser feitas e necessárias na produção das comidas, e publicidade.

As comidas saudáveis deveriam ser mais baratas e a publicidade das chamadas junk foods, para as crianças claramente regulamentadas. Ele disse que não podemos mais tolerar um segundo a mais para encarar o sério problema.

Solicitando um posicionamento mundial para o problema o Prof. James, chairman da International Obesity Task Force, na conferência que fez durante a realização da American Association for Advencement of Science, alertou que a indústria alimentícia deveria tornar as comidas saudáveis mais baratas para todos.

Durante o encontro em Boston, nos EUA, ele solicitou os governos mundiais a terem posições realistas e concretas contra o sério problema da obesidade mundial. Mudança climática e obesidade são problemas mundiais e não simplesmente assuntos isolados.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Depressão Pós-Parto

Estudo publicado este mês no Journal of Clinical Nursing, com 181 mulheres entre 19 a 40 anos, sendo a média etária de 29 anos, apontou que as mulheres que tiveram filhos homens são mais propensas a terem depressão pós-parto. Elas teriam também uma pior qualidade de vida nos meses seguintes a chegada do filho. Das 181 mulheres pesquisadas, cerca de 9% tiveram forte depressão pós-parto. A pesquisa foi feita pelo Prof.Claude de Tychey, da Universidade Nancy 2, na França.

A pesquisa foi feita com a aplicação de um questionário com 36 perguntas, abordando temas sobre saúde mental, papel emocional, dor no corpo, funcionamento físico, função social, vitalidade e saúde em geral. A depressão pós-natal é um fato corriqueiro na Inglaterra e chega a atingir entre 70.000 a 100.000 mulheres a cada ano.

Apesar do problema poder ser administrado em casa,1 em cada grupo de 10 mulheres na Europa, tem que ter um acompanhamento médico mais de perto, chegando a ser internada. Na pesquisa, também ficou claro que o nascimento do primeiro ou do segundo filho não interfere na possibilidade da mulher ter a depressão pós-parto. Cerca de 52% das mulheres que participaram do estudo tiveram filhos homens.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Antioxidantes Podem Prevenir Catarata em Mulheres

A vitamina E e a luteína, dois antioxidantes contidos em alimentos e suplementos, podem reduzir o risco de catarata em mulheres, segundo pesquisadores. Uma pesquisa publicada da edição de janeiro do The Archives of Ophthalmology estudou mais de 35 mil mulheres, que foram acompanhadas por aproximadamente 10 anos.

Após ajustar as estatísticas para efeitos do fumo, ingestão de álcool, índice de massa corporal e outras variáveis, pesquisadores concluíram que quanto mais vitamina E e luteína forem utilizadas por mulheres, menores são as chances de terem catarata.

Em comparação com um quinto das mulheres que usavam antioxidantes em menor quantidade, 20% das que consumiram mais reduziram seu risco de catarata em 14% com a vitamina E, e 18% com a luteína. Óleos vegetais, nozes, verduras e grãos integrais são fontes de vitamina E, e a luteína pode ser encontrada em várias frutas, milho, repolho, espinafre e outros vegetais.

William G Christen, condutor do estudo e professor associado de medicina no Hospital Brigham and Women, afirmou que o estudo fora baseado apenas na observação, e que “não existem testes sólidos que prove que qualquer nutriente específico previna doenças oculares”.

Mesmo assim, assinala, os resultados sugerem a existência de benefícios de antioxidantes e que pessoas deveriam ingerir mais frutas e vegetais. “Certamente todos vocês já ouviram este aviso antes”, afirmou. O estudo foi em parte apoiado pela DSM Nutritional Products.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Barulho do Ronco 'Pode Provocar Hipertensão'

Um estudo conduzido por um time de cientistas internacionais sugere que dormir ao lado de quem ronca pode ser prejudicial à saúde. Os pesquisadores explicaram que a exposição a barulhos durante a noite, desde roncos a ruídos de aviões e carros pode aumentar a pressão arterial e causar hipertensão, mesmo que a pessoa esteja dormindo.

O estudo, publicado na revista especializada European Heart Journal, monitorou o sono de 140 voluntários que moravam perto do aeroporto de Heathrow, em Londres, e de outros três aeroportos europeus.Os especialistas concluíram que os barulhos externos que invadiam os quartos, assim como os que emanavam da pessoa que dormia ao lado, tinham o mesmo efeito na pressão arterial dos voluntários.

A pesquisa mostrou que a pressão arterial subia cerca de 0.66mm Hg para cada aumento de cinco decibéis no volume dos ruídos. Os especialistas salientaram que o tipo e a origem do som não importavam, apenas o volume. Eles calcularam que para cada ganho de 10 decibéis no volume, o risco de hipertensão aumentava em até 14%.

"Nós já sabíamos que barulhos produzidos durante a noite são motivo de irritação, mas nossa pesquisa mostra que eles também podem ser prejudiciais à saúde", disse Lars Jarup, do Imperial College London, um dos pesquisadores envolvidos na pesquisa. Em um estudo anterior, os pesquisadores já haviam mostrado que pessoas que moram por cinco anos perto de aeroportos internacionais têm mais chances de ter pressão alta do que as que vivem em áreas silenciosas.

As razões pelas quais os barulhos aumentam a pressão arterial ainda é desconhecida e agora os pesquisadores pretendem fazer um novo estudo para testar a hipótese de que o cérebro reage aos ruídos liberando altas doses de cortisol, o hormônio do estresse.

Novo Método para Diagnóstico de Câncer de Pulmão

Pesquisadores da Clínica Mayo de Jacksonville, na Flórida, descobriram um método mais eficaz na detecção do estágio do câncer de pulmão.

Nesta nova técnica, desenvolvida pelo gasrtroenterologista Michael Wallace e pelo pneumologista brasileiro Jorge Pascual, os médicos utilizam dois pequenos tubos flexíveis, que são inseridos no esôfago e na traquéia, atingindo, assim, os gânglios pela frente e pelos lados.

A pesquisa foi precisa em 138 pacientes testados e o método é bem menos invasivo do que os procedimentos cirúrgicos normalmente utilizados. Com o uso de dois endoscópios ao mesmo tempo foram encontrados mais gânglios linfáticos malignos do que com o uso de um único endoscópio, segundo o pesquisador Michael Wallace. Ele acrescentou que realizar os dois procedimentos de uma só vez toma menos tempo, requer apenas um sedativo moderado e os pacientes podem ir para casa no mesmo dia.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Policiais Obesos

Para incentivar seus policiais, freqüentemente obesos, a emagrecer, as autoridades da cidade de Aguascalientes, no centro do México, prometeram a eles uma recompensa de 100 pesos (cerca de 10 dólares) por quilo perdido.

"Observamos que 40% dos 1.600 policiais que formam a corporação têm problemas de obesidade. Portanto, eles não podem perseguir bandidos, saltar por cima de uma barreira ou passar por aberturas estreitas", explicou Antonio Bernal, uma autoridade policial de Aguascalientes.

Há três anos, o chefe da polícia de Aguascalientes pediu a seus agentes que praticassem mais esporte e vigiassem o peso, sem conseguir resultados.

Pancadas na Cabeça

Pesquisadores da Escola de Medicina Mount Sinai, em Nova York, alertam que pancadas na cabeça podem causar problemas meses - ou anos - depois. Além das já conhecidas conseqüências de traumas na cabeça, como dificuldades de aprendizado ou alterações de comportamento, o ferido pode deparar com perturbações, sem associá-las ao acidente, estando mais propenso a sofrer de depressão e abuso de álcool e drogas, além de distúrbios como síndrome do pânico e transtorno obsessivo-compulsivo. O tipo de distúrbio que os pacientes apresentam depende da área do cérebro que foi atingida.

Em estudo publicado este mês, na revista especializada Journal Of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry feito pela Escola de Medicina da Universidade Nacional Chonnam, na Coréia do Sul, com 518 idosos em um período de dois anos, mostra que a deficiência de ácido fólico no organismo pode aumentar em até três vezes e meia a probabilidade de uma pessoa apresentar demência.

Os pesquisadores disseram que três e meio por cento dos que, no início da pesquisa, tinham deficiência de ácido fólico, encontrado principalmente em verduras, aumentaram em três vezes e meia ao fim do período de estudos as chances de terem desenvolvido demência.

A pesquisa, no entanto, não revela se a insuficiência de ácido fólico, uma forma de vitamina B, seria a causa ou apenas um sintoma da demência. Existem outros estudos que ligam os baixos níveis do ácido ao Mal de Alzheimer, mas, também, não se pode afirmar se está é a causa ou conseqüência da doença.

Poluição do Ar Traz Riscos

Pesquisa realizada pela Heart and Stroke Foundation, no Canadá, mostrou que apenas 13 por cento dos canadenses fazem uma associação entre poluição do ar e doenças cardiovasculares. Enquanto 82% associaram este tipo de poluição com problemas pulmonares e 34% com câncer.

Qualquer aumento de exposição a partículas finas e aerossóis pode ser perigoso. Cada aumento de apenas 10 microgramas por metro cúbico, aumenta a exposição a longo prazo a esses poluentes, o que pode elevar o risco de morte por doenças cardiovasculares e derrame - em alguns indivíduos este risco aumentado pode chegar a 76%. A curto prazo, um aumento diário de 20 microgramas por metro cúbico pode elevar o risco de ataques cardíacos, em 24 horas, em cerca de 70%, diz a pesquisa da Heart and Stroke Foundation.

A American Heart Association diz que 60.000 americanos morrem, a cada ano, pela exposição a partículas poluentes do ar. E cerca de 6.000 mortes de canadenses são atribuídas a exposição de curto prazo a poluentes do ar, também anualmente. As pesquisas motram que 69% dessas mortes estão relacionadas a doenças cardíacas e cerebrovasculares. Estudos realizados nos últimos dez anos mostram um aumento consistente do risco aumentado para eventos cardiovasculares, como infarto do miocárdio e derrame, relacionados a exposição de longo e de curto prazos a poluentes do ar.

Evidências associam os piores dias de poluição do ar (qualidade pobre do ar) com aumento do risco de doenças cardiovasculares, como hospitalização por ataques cardíacos e derrames.

O pior é que enquanto as pessoas com doenças pulmonares conhecem o problema e prestam atenção em como se proteger em dias de pior qualidade do ar, aqueles com doenças cardíacas desconhecem os riscos. Se forem observadas as estatísticas, em dias de maior poluição do ar, temos pelo menos 4 ou 5 vezes mais chance de ter um ataque cardíaco ou manifestar insuficiência cardíaca.

Estudos sugerem que os poluentes do ar podem danificar os vasos sangüíneos, facilitando o desenvolvimento da aterosclerose e do endurecimento dos vasos, além de alterar o ritmo cardíaco. Há um risco cumulativo com a exposição a longo prazo.

Pacientes com doenças cardíacas podem evitar complicações tomando as mesmas medidas preventivas de pessoas com problemas pulmonares, tais como: reduzir o esforço físico pesado ao ar livre, evitar sair ao ar livre, evitar vias de tráfego intenso, manter seus automóveis regulados e com os pneus calibrados, nunca queimar lixo, preferir transportes coletivos.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Acupuntura Aumenta Eficácia de Fertilização

Um estudo conduzido por pesquisadores americanos e holandeses sugere que a acupuntura pode aumentar em até 65% as chances de sucesso dos tratamentos de fertilização in vitro (FIV).

Os especialistas, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, e da VU University, na Holanda, basearam-se em sete outros estudos que analisaram 1.366 mulheres desde 2002.

Durante o tempo em que os levantamentos foram realizados, todas elas estavam tentando engravidar por meio de fertilização in vitro - método pelo qual o óvulo é fertilizado em laboratório e em seguida implantado no útero.

Algumas delas estavam sendo submetidas à acupuntura, outras estavam sendo tratadas com o "sham" - uma espécie de acupuntura falsa, em que as agulhas são aplicadas em lugares que não surtem efeito - e outras mulheres não foram tratadas com nenhum método.

Ao analisar o índice de gravidez resultante da fertilização, os pesquisadores observaram que as mulheres que foram tratadas com a técnica chinesa tiveram mais 65% de chances de engravidar.
O método havia sido aplicado até um dia após o embrião ser implantado no útero. Os especialistas afirmam que ainda não está claro como a acupuntura age, mas eles acreditam que o estresse gerado pelo tratamento para engravidar "pode ser amenizado pelo relaxamento proporcionado pela acupuntura".

Eric Manheimer, pesquisador da Universidade de Maryland, disse que os resultados da pesquisa ainda são preliminares e que outros estudos ainda devem ser realizados para provar a eficácia do método chinês.

Botox Perigoso

A Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês) - principal órgão de vigilância sanitária nos Estados Unidos - divulgou um alerta sobre os efeitos colaterais da toxina botulínica, principal substância do Botox. Segundo a FDA a droga foi ligada a sintomas graves do botulismo, como dificuldade de deglutição e respiração.

Em alguns casos, os efeitos causaram internações e algumas crianças que receberam a droga para tratamento de espasmos musculares morreram no hospital. No alerta, publicado no site do órgão na internet, a FDA informa que as reações ocorrem quando a toxina botulínica se espalha além da região onde foi injetada e provoca paralisia e enfraquecimento dos músculos utilizados para respiração e deglutição - um efeito colateral que pode ser fatal, segundo a agência.

O órgão não divulga o número de casos que estão sendo analisados, mas informa que pelo menos um deles está relacionado com a aplicação de Botox para tratamento de rugas. Indicações A toxina botulínica é usada em tratamentos estéticos e medicinais.

Os tipos mais comuns são o Botox (toxina tipo A) e o Myobloc (tipo B), usados em procedimentos estéticos para atenuar as rugas da pele e em diversas condições médicas. Na medicina, a toxina é utilizada no tratamento de paralisia cerebral, espasticidade muscular, estrabismo e diversas síndromes neurológicas. O seu uso, no entanto, não é aprovado nos EUA para o tratamento de espasmos musculares. Segundo a FDA, o órgão irá revisar suas informações de segurança sobre o uso da toxina.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autoriza o uso da toxina desde 1992 para tratamentos de espasticidade e paralisia cerebral, entre outros diagnósticos.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Perigo ao Sentar

Um estudo que está sendo publicado na edição de abril da revista Diabetes Care, alerta para o perigo de um indivíduo ficar por muito tempo sentado. A pesquisa feita por cientistas da Austrália, na Universidade de Queensland, mediu a intensidade da atividade física de 168 pessoas por sete dias. Eles pesquisaram quanto de exercício era feito de moderado a vigoroso até o tempo de total de sedentarismo.

Constataram que aqueles que ficam sentado mas que fazem pequenos intervalos durante o tempo em que permanecem nesta posição e se levantam por algum tempo, tem menos barriga, menos gordura na massa corporal e baixos níveis de triglicerídeos e glicose no sangue.

Os cientistas comprovaram que o ato de ficar muito tempo sentado sem se movimentar é tão perigoso quanto o ato de fumar e comer comidas gordurosas as chamadas junk foods. E foram mais longe ao afirmar que não adianta você ficar malhando por um a hora se o resto do tempo você vai ficar sentado.

Mas a boa notícia é que limpar a casa ou fazer até pequenas caminhadas dentro de casa ou ao falar ao telefone, enfim se movimentar em casa, pode ajudar em muito. No escritório é a mesma coisa. O fato é não ficar sentado em demasia. Movimentar - se com moderação e de forma constante, nem que seja por pouco tempo.

A vida sedentária é uma arma e desencadeia inúmeras doenças, disseram os cientistas. Estudos desenvolvidos pelo professor David Dunstan, do Instituto Internacional de Diabetes, dos EUA, está mostrando que quanto mais tempo se passar na frente de uma aparelho de TV aumentam os riscos de desenvolver problemas cardíacos e de diabetes.

Já o professor Marc Hamilton, da Universidade de Missouri, nos EUA, destaca que há uma série fatores bons para a saúde se a pessoa ficar mais tempo em pé, do que o próprio exercício em uma academia por até 1 hora. Quanto mais tempo a pessoa ficar em pé, evidentemente com moderação, maiores serão os seus benefícios no controle da taxa metabólica e na queima de calorias. Existe um programa na Austrália, denominado Stand Up Austrália que está estudando mais profundamente, as melhorias de se permanecer em pé por mais tempo.

No estado da Saxonia, na cidade de Neumark, na Alemanha, na escola Mittelschule, as crianças assistem algumas aulas de pé num púlpito. As carteiras-púlpito foram criadas para manterem uma postura melhor na escola das crianças, evitando complicações futuras como a hérnia de disco. Segundo uma teoria de um pedagogo, o ficar de pé sobre uma superfície suave, ativa os músculos e determinadas áreas do cérebro, melhorando sua circulação através de leves movimentos.

Com as novas carteiras-púlpito as crianças deverão ter aumentados o seu consumo de calorias. Os movimentos mesmo que brandos como ficar de pé, significam maior queima de calorias, do que simplesmente ficar sentado. Escolas da Áustria e da Suíça encomendaram também as novas careiras.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Sem Ter Emoções

Como a maioria das crianças da sua idade, Jennifer Lloyd (na foto com sua mãe) adora ver os seus programas favoritos na televisão. Mas quando há algum fato que leva tensão ou medo para a garota de 10 anos, ela vai direto para o quarto, fugindo dos programas ou dos aspectos da tensão que os mesmos podem trazer.

O fato dela não poder encarar ou enfrentar esta situação pode leva-lá a morte. Jennifer sofre de uma doença raríssima chamada de Doença Polyglandular de Addison que a torna doente sempre que ela tiver uma surpresa ou uma experiência desagradável.

A situação mostra que ela é incapaz de produzir adrenalina em resposta a algo ou a qualquer situação de stress. Em vez disto, o seu corpo entra em choque e ela necessita de tratamento médico imediato, pois poderá até morrer.

Assim, ela só pode assistir televisão com os seus pais por perto, bem como outros eventos que poderão trazer algum stress. A doença de Jennifer foi diagnosticada há três anos, e segundo se sabe só mais 6 pessoas no mundo sofrem da mesma.

A doença foi descoberta em 1855 pelo Dr. Thomas Addison e um dos a que a tiveram foi o presidente dos EUA, John F.Kennedy. A doença descrita como Polyglandular é a mais difícil de se encontrar do que a Simples. A incapacidade de produzir adrenalina tem um efeito muito agressivo na pressão sanguínea.

Desta maneira, Jennifer sofre de problemas estomacais e nos rins, quando se vê agredida por algum stress. A vida é uma eterna espectativa para os pais da criança. Eles não sabem exatamente, o que poderá surgir e causar o problema e a extensão do mesmo. De qualquer forma, Jennifer tenta manter uma vida normal e até gosta dos filmes de Harry Potter.

Teste de Câncer Pelo Cabelo

Um revolucionário teste que detecta os primeiros sinais de câncer de mama, através de fios de cabelos da mulher, poderá estar à venda na Europa nos próximos meses. Capaz de mostrar a doença no seu estágio inicial, quando é mais fácil de tratar, o Fermiscan poderá salvar milhares de mulheres.

O teste que custará em média US$ 180 e poderá ser aplicado em casa mostra as modificações da estrutura do cabelo, que a doença produz.

O teste será feito com 20 fios de cabelo de qualquer tamanho, poderá ser aplicado em jovens. O Fermiscan também poderá mostrar os tumores que poderão existir no período de três anos entre o raio X ou as mamografias feitas rotineiramente neste período em mulheres abaixo de 50 anos.

O trabalho com o novo método está publicado na revista New Scientist, onde diz também que quando normal os fios de cabelo analisados ao microscópio aparecem como arcos, já os com problemas surge com um anel distinto nestes arcos. Entretanto, alguns especialistas estão questionando a certeza do teste que poderá mostrar falsos resultados positivos.

Técnica de Tatuagem Aumenta Eficácia de Vacinas

Uma pesquisa feita por cientistas na Alemanha indica que a tatuagem pode ser uma forma mais eficiente de inocular vacinas no corpo do que a tradicional injeção. Segundo os estudiosos, testes realizados em camundongos indicaram que, com o uso da máquina de tatuagem, a vacina provoca uma resposta muito mais intensa do sistema imunológico.

No caso das cobaias, a vacina administrada por meio da agulha de tatuagem levou o organismo delas a criar 16 vezes mais anticorpos do que uma injeção no tecido muscular. Martin Müller, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, disse que o maior impacto causado no corpo pela agulha vibratória de tatuagem poderia explicar o aumento da resposta imunológica.

As pessoas fazem tatuagens há milhares de anos, mas há apenas cerca de um século que a prática passou a se tornar mais comum, com o desenvolvimento da máquina que é, basicamente, a mesma usada até hoje para desenhar as figuras na pele.

Para os cientistas, o método "diferente" de aplicar vacinas - substituindo a tinta nas máquinas de tatuar pelas doses de imunização - pode até permitir que certas vacinas terapêuticas que hoje não provocam a resposta imunológica esperada possam ter um ganho em eficiência. Esse seria o caso, por exemplo, de vacinas desenvolvidas para certos tipos de câncer.

Os cientistas, entretanto, dizem que o método não seria apropriado para as vacinas preventivas comuns dadas a crianças, como contra sarampo, por exemplo, porque a dor provocada pela máquina de tatuagem é forte demais. Mas eles prevêem um papel para a técnica na vacinação de animais.

Coração a Partir dos 50 Anos

Os primeiros resultados de um longo estudo realizado pelo Centro Cardíaco do St. Francis Hospital, em Nova Iorque, mostram que o tamanho do coração é reduzido significativamente - cerca de 16% - em homens e mulheres depois dos 50 anos de idade.

O estudo também mostra que este “ponto” também marca o momento em que a pressão sanguínea aumenta, tanto nos homens quanto nas mulheres. Especialistas já sabiam que as câmaras do coração diminuíam com a idade. Entretanto, não imaginavam que isto ocorresse numa janela de tempo tão curta, e tão precisa.

Participaram da pesquisa 218 pessoas sem problemas cardíacos crônicos, entre 20 e 80 anos de idade. Para o estudo, os pesquisadores usaram imagens de ultra-som, ressonância magnética e eletrocardiograma.

Os resultados lançam novas questões para os médicos: exercícios poderiam conter o fenômeno da “virada aos 50” no coração? O que causa esta diminuição? Isto pode ser corrigido?A equipe do St. Francis Hospital tenta agora entender as causas subjacentes do fenômeno.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Reprodução Saudável

Um estudo conduzido pelo Ottawa Health Research Institute, no Canadá, o maior já feito na história, com cerca de 2,6 milhões de bebês nascidos nos EUA, analisou os dados de nascimento durante um período de cinco anos, comparando- os com as idades de seus pais e mostrou um resultado inusitável.

Os pais mais velhos tem filhos mais saudáveis do que os mais novos na faixa até 19 anos. Mesmo se o pai tiver 60, os riscos de saúde para os filhos, não são tão altos e maiores do que a média. Em contraste, os filhos de casais na faixa dos 19 anos, tem mais chances de serem prematuros e até de morrer antes do primeiro aniversário.

O mesmo estudo mostrou que outros problemas poderão surgir na criança nas primeiras horas após o nascimento e até mesmo após dias meses, em comparação com os filhos de casais na faixa dos 20 anos, considerados os mais saudáveis.

Meninos e meninas de casais na casa dos 19 anos, tem 13% provavelmente menos peso no nascimento e 15% poderão nascer prematuramente. Perto de 22% poderão morrer antes de completar um mês e até 41% antes de alcançar 1 ano de vida. Por sua vez, crianças de casais na faixa dos 40, 50 e 60 anos, terão os filhos com os mesmos problemas dos da casa dos 20 anos, segundo a pesquisa publicada no Journal of Human Reproduction. Não ficou claro no estudo entretanto, por que os jovens tem este problema, mas já é sabido que estes produzem menos quantidade de espermatozóides.

O estilo de vida dos jovens, mais rebelde, onde há os que bebem e fumam muito também podem ter provocado os dados do estudo. Entretanto, um estudo do mesmo grupo de cientistas havia mostrado que filhos de casais mais velhos poderiam ser mais propensos a ter a Síndrome de Down, assim como a spina bífida é alto em casais mais jovens.

Peixes em Perigo

Quase 40% dos peixes de água fresca da Europa estão seriamente ameaçados de extinção, após estudo divulgado esta semana, que pesquisou várias espécies durante sete anos. Infelizmente, 12 espécies desde o início do estudo já desapareceram e outras 200, estão seriamente comprometidas nos próximos anos.

Para termos uma idéia do rápido processo de desaparecimento, das 58 espécies de peixes de água fresca na Inglaterra, cerca de 22 estão com sérios problemas. Segundo os especialistas o ecossistema de água doce é, provavelmente, o mais ameaçado nos dias atuais segundo os especialistas da World Conservation Union (IUCN).

Os especialistas disseram que os peixes de água fresca deveriam ser tratados como verdadeiras produtos, como os produtos agrícolas. O trabalho foi publicado no Handbook of European Freshwater Fishsafter.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Salto Alto Sexy

O uso dos sapatos de salto alto pelas mulheres, pode ser bom para a sua vida sexual, segundo um estudo publicado no Journal of European Urology. O estudo conduzido pela Dra. Maria Cerruto, da Universidade de Verona, envolveu 66 mulheres com menos de 50 anos, onde foram feitas perguntas sobre vida sexual, exercícios, estilos de vida e uso de salto alto.

Durante o estudo a Dra. Cerruto descobriu que mulheres que usam os pés em um ângulo de 15 graus do chão, ou o equivalente a 7 centímetros, indicaram mais do que 15% menos atividade elétrica no músculo do pélvis.

O estudo sugere que com os músculos mais relaxados, quando as mulheres usam salto alto, aumentam a sua habilidade de ter força e de contrair. A Dra. Cerruto indica que as mulheres sempre tiveram dificuldades de fazer exercícios para a a musculatura do pélvis, já com o uso de salto alto isto poderia facilitar.

Assim, o uso do salto alto nas mulheres ajuda a tonificar as pernas das mulheres, e fortalece o músculo pélvico, decididamente, aumentando o prazer sexual feminino. E foi mais longe o estudo ao afirmar que diretamente ajuda o músculo do prazer feminino, que está ligado ao orgasmo.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Refrigerante Aumenta Risco de Artrite Aguda

Uma pesquisa realizada por cientistas americanos e canadenses sugere que os refrigerantes e outras bebidas açucaradas podem ser os culpados pelo aumento no número de casos de gota - uma doença que causa fortes dores nas articulações e pode causar artrite aguda. Segundo o estudo, publicado na revista especializada British Medical Journal, homens que tomam dois ou mais copos de refrigerante por dia têm 85% mais chances de desenvolver a enfermidade do que os que tomam menos de um copo.

Os pesquisadores afirmaram que o aumento de casos de gota nos Estados Unidos havia coincidido com o crescimento substancial no consumo de refrigerantes. Para averiguar se os dois fatos estariam relacionados, os especialistas pesquisaram, durante 12 anos, 46 mil homens na faixa etária dos 40 anos, sem histórico de gota.

Eles aplicaram questionários para investigar o consumo de 130 tipos de comida e bebida, incluindo refrigerantes dietéticos ou não, além de sucos de frutas.Durante o estudo, foram diagnosticados 755 novos casos da doença. Os cientistas afirmaram que o risco de desenvolver o problema foi consideravelmente maior entre os homens que consumiram de cinco a seis copos de refrigerantes por semana.

Os refrigerantes dietéticos, no entanto, não foram considerados maléficos pelos especialistas, que também alertaram que o alto consumo de suco de frutas ricas em frutose, como maçã e laranja, pode desencadear a doença. Eles acreditam que a frutose, um açúcar encontrado em refrigerantes e algumas frutas, seria responsável pela elevação de ácido úrico no sangue, levando a um depósito de cristais de sódio nas articulações, causa das dores. Os cientistas esclareceram que outros fatores associados à doença, como índice de massa corporal, idade, pressão alta e consumo de álcool não foram considerados no estudo.

Consumo de Cafeína Pode Prejudicar Diabéticos

Um estudo realizado por cientistas americanos sugere que o consumo de cafeína entre pacientes de diabetes tipo 2 pode aumentar o nível de açúcar no sangue. Publicada na revista científica Diabetes Care, a pesquisa, realizada na Duke University, nos Estados Unidos, monitorou o nível de açúcar em 14 pacientes diabéticos e sugere que o estimulante pode aumentar o nível de glicose diário em até 8%.

Para realizar o estudo, os cientistas deram dois tipos de comprimidos para os participantes: um placebo e uma cápsula de cafeína, equivalente a quatro xícaras de café. Os participantes alternaram a ingestão das pílulas diariamente e tiveram os níveis de açúcar monitorados através de um sensor de glicose subcutâneo capaz de monitorar os níveis de glicose por um período de até 72 horas.

Segundo James Lane, que liderou o estudo, o próximo passo será analisar se uma dieta sem cafeína pode ajudar a controlar o nível de açúcar em pacientes de diabetes 2. Segundo ele, uma das causas do aumento no nível de glicose pode ser a interferência da cafeína no processo que transporta a glicose do sangue para o músculo e outras células do corpo. Além disso, a cafeína pode também ativar a liberação de adrenalina, o que contribui para o aumento no nível de açúcar. "Meu conselho para os pacientes que estão tentando controlar o nível de glicose e tomam café com freqüência, é tentar parar para ver se alguma diferença é observada", disse. Lane suspeita que a sensibilidade dos pacientes pode influenciar nos resultados da redução no nível de glicose.

De acordo com Cathy Moulton, da ONG Diabetes UK, que trabalha com pacientes diabéticos, o estudo ainda é limitado. "A pesquisa é interessante. No entanto, o estudo examinou apenas uma amostra de dez pessoas em um período de 72 horas, o que é muito pouco", afirmou. "É preciso realizar mais pesquisas antes de pedir aos diabéticos pararem de tomar café", explicou Moulton. "A melhor maneira de controlar o nível de glicose é com uma alimentação saudável e a prática de exercícios", concluiu.

Estudo Põe em Dúvida Remédios Para Colesterol

Segundo os pesquisadores, os benefícios das estatinas -- utilizadas para reduzir o colesterol -- são superestimados, exceto entre pacientes cardíacos de alto risco. Uma equipe da Universidade de British Columbia analisou as evidências de anos de testes com remédios à base de estatinas, como o Lipitor, e constatou que eles podem salvar a vida de pacientes que já sofreram ataques cardíacos, reduzindo as chances de reincidência.

Mas, entre pessoas que não tinham doenças cardíacas, não houve benefícios para aqueles acima de 65 anos, independente da redução do colesterol, e as estatinas não fizeram diferença para mulheres de qualquer idade. Estes remédios são utilizados por mais de 13 milhões de norte-americanos, e mais de 12 milhões de pessoas nos outros países do mundo.

Stressorexia Novo Mal Feminino

A mãe moderna atual se orgulha de poder gerenciar sua carreira e família e ainda se manter bem disposta. Mas este pensamento e atitude está levando a grande maioria das mulheres atuais, tanto nos EUA, Europa e no Brasil, a um novo tipo de desordem alimentar que poderá trazer sérias complicações no futuro. Estamos falando da stressorexia, que segundo os especialistas está cada vez mais presente nos paises industralizados e que, certamente, terá conseqüências complicadas nos próximos anos.

O problema se agrava principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, onde há uma carga excessiva de trabalho para as mães que trabalham fora e ainda cuidam de muitos afazeres domésticos. Como elas se vêem tomadas pelo trabalho, carregam uma carga de stress e ansiedade muito grande e na grande maioria das vezes, param de comer e perdem peso rapidamente, mas com um grau de negatividade na perda de peso o que acarreta mal para a saúde.

A grande novidade, entretanto, é que a faixa 40 e 60 anos também está tendo picos de mulheres com stressorexia. Segundo o Dr. Adrian Lord, psiquiatra do Cygnet Hospital, em Londres, a stressorexia ainda não é um diagnóstico médico, mas sim uma combinação de vários fatores que levam a este estado.

Há alguns anos atrás as mulheres não tinham tantos afazeres, quanto nos dias atuais, completa o especialista. Para a Dra. Claire Gerada, do Royal College, quando nos experimentamos uma alta ansiedade, a adrenalina surge em nosso corpo e pode provocar inúmeros sintomas, como esta perda de apetite observada na stressorexia.

O diagnóstico, apesar de ainda de não ser suportado por dados científicos, indica que as mulheres atuais, na sua grande maioria, tem objetivos muitas vezes conflitantes de serem boas esposas, mães e profissionais e desta maneira desenvolve a doença. Nada pode poderá ser perfeito para sempre...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Playground Para Idosos

O primeiro playground para idosos da Grã-Bretanha foi inaugurado esta semana na cidade de Blackley, na região de Manchester, ao norte da Inglaterra. Criado a partir de uma idéia dos moradores do conjunto habitacional de Dam Head, o parque tem o objetivo de incentivar a prática de exercício entre os idosos.

O Older's People Play Area (Área de Brincadeira para Idosos, em tradução livre) tem seis equipamentos especiais de exercícios leves para pessoas com mais de 60 anos. Localizado entre o parquinho para crianças e um centro de esportes, o novo espaço tem equipamentos para exercitar a parte superior do corpo, as pernas, quadris e o abdômen.

Algumas das atrações do playground também têm acesso especial para idosos em cadeiras de rodas. Antes da inauguração, os equipamentos foram testados por moradores acima dos 70 anos.
O espaço custou 15 mil libras (R$52 mil) e foi financiado pelo governo local. Segundo Joam Fitzgerald, presidente da Associação de Moradores de Dam Head (DAMRA, na sigla em inglês), a nova área é "pura diversão"."A idéia é incentivar a saúde e o bem estar. Muitos idosos não querem ir à academia", afirmou. "O equipamento é ótimo. É uma risada por minuto. Se alguma coisa faz as pessoas rirem e ainda há exercício envolvido, como pode ser algo ruim?", disse. "A risada é o melhor remédio do mundo", afirmou.

A iniciativa, criada a partir de uma idéia similar realizada na Alemanha, foi bem recebida pela ONG Age Concern, que trabalha com idosos. De acordo com o diretor geral, Gordon Lishman, o playground pode ser uma excelente maneira de incentivar a prática de exercícios físicos e a sociabilidade.
"Fazer exercícios algumas vezes por semana pode fazer uma diferença enorme para a saúde", explicou. "Muitos idosos não praticam exercícios o suficiente e nós estamos prontos para ajudar as autoridades locais na oferta de opções acessíveis e econômicas para promover a atividade física entre os mais velhos", disse.

Bolsas Pesadas

Pesquisas recentes na Europa e EUA, estão mostrando que as mulheres estão cada vez mais levando mais apetrechos dentro das suas bolsas e que as mesmas estão se tornando verdadeiras malas.

Os especialistas indicam que com isto, as dores nas costas e nos braços estão se avolumando e a tendência é só aumentar, já que as bolsas atuais estão em média, levando quase 6 quilos, na Europa e nos EUA. No Brasil, a média está também aumentando.

Artistas que já fazem o uso de bolsas grandes há muito tempo, agora estão vendo este fenômeno se alastrando em todo o mundo. A última novidade é retirar o laptop das bolsas e navegar com os amigos. Haja fôlego.

Mulher Jovem e Solteira Corre Mais Risco de Suicídio

Mulheres jovens, solteiras, com menos anos de educação ou dificuldade de controlar impulsos são o grupo mais comum entre as pessoas que pensam em suicidar-se ou tentam o suicídio, revelou uma pesquisa coordenada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O estudo, o mais amplo já realizado sobre o tema, foi realizado com quase 85 mil entrevistados em 17 países e publicado na edição de fevereiro do British Journal of Psychiatry.

Em média, 9,2% dos entrevistados disseram ter pensado seriamente em suicidar-se e 2,7% afirmaram ter tentado pôr fim à própria vida em algum momento. Das pessoas que pensaram em cometer suicídio, 29% chegaram a tentar, segundo a pesquisa.

"Nossa pesquisa sugere que pensar em suicídio e se comportar como suicida são mais comuns que se pensa. E os principais fatores de risco para esses comportamentos são bastante consistentes em diversos países no mundo", disse o coordenador do projeto, o professor de Psicologia da Faculdade de Artes e Ciências em Harvard, Matthew Nock.

As estatísticas variaram de país para país - a ocorrência de pensamentos suicidas, por exemplo, ficou entre 3,1% na China e 15,9% na Nova Zelândia - mas os pesquisadores atribuíram esta diferença a "padrões culturais" que podem ter influído na decisão dos entrevistados de manter sigilo sobre as intenções suicidas.

O estudo revelou que a impulsividade é um fator crucial para diferenciar entre as pessoas que apenas pensam em suicídio e as que de fato tentam levá-lo a cabo. Das que pensam em acabar com a própria vida, as taxas mais altas de tentativas não foram registradas entre as pessoas com depressão ou outros problemas de variações drásticas de humor, mas sim entre aquelas que abusavam do consumo de drogas ou apresentavam desordem no controle de impulsos.

Os fatores de risco incluíram mulheres jovens - sobretudo adolescentes ou no início da vida adulta -, solteiras, com menos anos de educação formal e dificuldade de controlar seus impulsos."Em geral, achamos que os pensamentos e comportamentos suicidas ocorrem mais em pessoas que estão deprimidas. Mas em todos os países, descobrimos que não é apenas a depressão que aumenta o risco de comportamento suicida.

Problemas de controle de impulso, de uso de substâncias e de ansiedade estão muito mais associados ao risco de pensamentos e tentativas de suicídio", disse Nock. Os dados foram coletados na Nigéria, África do Sul, Colômbia, México, Estados Unidos, Japão, Nova Zelândia, China, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Ucrânia, Israel e Líbano.