quarta-feira, 2 de julho de 2008

Benefícios da Música nos Pacientes

Estudos garantem que a música potencializa a reabilitação de pacientes em casos de doenças degenerativas do cérebro, como Parkinson e Alzheimer, melhora a coordenação motora de deficientes físicos e estimula a liberação de substâncias como a dopamina e serotonina, que proporcionam sensação de prazer e bem-estar.

Pesquisa realizada pela Cleveland Clinic Foundation, nos Estados Unidos, e divulgada pelo Journal of Advanced Nursing comprova que ouvir música pode ter efeitos benéficos no tratamento de dores crônicas. Os cientistas testaram a utilização de música em 60 voluntários, que há mais de seis anos vinham sofrendo com osteoartrite, problemas de hérnia de disco e artrite reumática, e constataram uma redução dos níveis de dor em 21%.

O índice dos que sentiam depressão em conseqüência da dor crônica diminuiu 25%. Entre os participantes que ouviam música, 50% eram capazes de escolher suas músicas favoritas e os demais podiam escolher a partir de uma lista de cinco fitas relaxantes oferecidas pelos pesquisadores.

O estudo anterior, publicada no mesmo jornal, já havia revelado que ouvir música suave durante 45 minutos antes de dormir pode aumentar o sono em até um terço.

Ao receber o diagnóstico de esquizofrenia, há 30 anos, a paulistana Maria Inês Quintas recebeu também um presente: a oportunidade de voltar a cantar e tocar violão. Na adolescência, foi aluna de Dona Mary Buarque de Holanda, "tia do Chico", frisa a aposentada. O casamento veio aos 20 anos e, durante uma década, dedicou-se aos filhos e ao marido, que não gostava de vê-la cantar e tocar. "Foram dez anos sem música, mas o meu médico disse que era algo importante para eu seguir a vida e foi ótimo".

Hoje ela freqüenta o grupo de acompanhamento de pacientes esquizofrênicos do Hospital São Paulo, ligado à Universidade Federal Paulista. Duas vezes por semana, Maria Inês toca violão e canta para os colegas de grupo.

No caso dos idosos, a música tem o papel de resgatar emoções - amores vividos, o nascimento dos filhos, lugares visitados e de a pessoa reconstruir sua história, além de servir de mote para encontros com amigos.

Nenhum comentário: