quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Parceiros X Pais

Um estudo realizado por pesquisadores húngaros sugere que as mulheres têm tendência a escolher parceiros parecidos com seus pais fisicamente. A pesquisa, publicada na revista especializada Proceedings of the Royal Society Biological Sciences, diz que também os homens preferem mulheres que se assemelham às suas mães.

O estudo realizado por especialistas da Universidade de Pécs pretende dar novas evidências de um fenômeno conhecido como "impressões sexuais". Nos testes, os pesquisadores húngaros mediram as feições de 312 pessoas de 52 famílias e compararam com os de seus parceiros. Eles encontraram semelhanças significativas entre os traços faciais de genros e sogros, especialmente na região central do rosto, que compreende nariz e olhos.

As noras também tinham feições parecidas com as de suas sogras, principalmente na área dos lábios e maxilar. "Nossa pesquisa sustenta a hipótese das impressões sexuais, segundo a qual as crianças moldam um modelo de seus pais e buscam um parceiro que se encaixe nele", disse o coordenador da pesquisa Tamas Bereczkei. Estudos anteriores haviam sugerido que mulheres podem usar seus pais como padrão para escolha de seus parceiros mesmo quando elas são adotadas, o que sugere que a influência é determinada pela convivência e não pelos genes. Esta conclusão levou a uma outra pesquisa, que indicou que "as impressões sexuais" se perdem quando mulheres não têm bom relacionamento com seus pais.

Nenhum comentário: