quinta-feira, 12 de março de 2009

Boa Páscoa Para os Alérgicos

Crianças com restrições alimentares não precisam deixar de comemorar a Páscoa com os tradicionais ovos de chocolate. É preciso, porém, que os pais procurem produtos sem lactose e sem glúten — substâncias que provocam boa parte das alergias — disponíveis no mercado. Se a alergia for ao chocolate, porém, o jeito é recorrer a outro tipo de presente, como brinquedos. Estima-se que a alergia a alimentos atinja 8% das crianças e 3% dos adultos no mundo. A causa mais comum é genética: filhos de alérgicos têm até 80% de chance de desenvolver sensibilidade a determinadas substâncias.

De acordo com especialistas, a alergia ao chocolate ocorre pelo alto teor energético do cacau, causando hipersensibilidade especialmente nas pessoas com asma brônquica. Muitos confundem essa alergia com a intolerância à lactose, que resulta na incapacidade de o organismo aproveitar ingredientes do leite animal. O imunologista do hospital Badim, José Telles, explica que a intolerância à lactose não é propriamente uma alergia.

“Trata-se de uma deficiência das enzimas do aparelho digestivo que quebram a lactose contida nos alimentos. Com a carência, existe uma maior fermentação deste açúcar pelas bactérias intestinais, provocando gases, dor abdominal e desconforto”, diz. Outro grande vilão é o glúten, presente nas farinhas e nos chocolates. Segundo o dermatologista Egon Daxbacher, a criança que estiver diagnosticada com alergia a esta proteína não pode comer nada que a contenha.

Do contrário, pode ocorrer uma reação imunológica, causando inflamação na mucosa intestinal que resulta em diarréias, dores abdominais, emagrecimento e até anemia. A opção para os diabéticos ‘chocólatras’ é o chocolate diet, com 0% de açúcar. Um estudo alemão divulgado recentemente trouxe uma possível boa novidade para quem sofre da doença: o consumo diário de uma xícara de chocolate amargo enriquecido com mais flavonóides — compostos presentes no cacau, principal ingrediente do chocolate — pode ajudar diabéticos a prevenir doenças cardíacas. Os flavonóides impulsionam o aumento da produção de óxido nítrico — uma substância química que atua no relaxamento e dilatação de artérias.

De acordo com a pesquisa, as artérias de uma pessoa normal são capazes de se dilatar cerca de 5%. No caso dos pacientes diabéticos, essa capacidade foi registrada em 3,3%. No entanto, duas horas depois de os pesquisados consumirem o chocolate, essa capacidade aumentou para 4,8%.

Nenhum comentário: