segunda-feira, 2 de junho de 2008

Câncer de Testículo

Uma única sessão de quimioterapia é tão eficaz quanto a radioterapia para tratar um câncer de testículo precoce, que atinge principalmente os homens muito jovens, segundo um estudo divulgado. A pesquisa revelou que a quimioterapia é muito segura, eficaz e menos tóxica que a radição, explicou o dr. Tim Olivier, professor emérito de oncologia do hospital St Bartthomew de Londres e principal autor do estudo apresentado na 44a conferência anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, reunida neste fim de semana em Chicago.

Estes trabalhos mostram que uma dose de quimioterapia com sais de platina depois de uma intervenção cirúrgica para extirpar o testículo afetado é uma nova alternativa sem risco à radiologia para os pacientes afetados por um tumor precoce de testículo e que preferem um tratamento mais rápido - afirmou Olivier. Estudos futuros deverão determinar a possibilidade de evitar a extirpação do testículo mediante a extração cirúrgica do tumor e dos tecidos que o rodeiam, seguida por uma única sessão de quimioterapia para aqueles pacientes nos quais o câncer seja suficientemente pequeno, indicou Olivier.

Todos os pacientes que participaram nesse estudo clínico (1.477) estavam afetados por um tipo de tumor de testículo chamado seminoma, que responde pela metade dos casos. Deste total, 573 pacientes escolhidos aleatoriamente foram tratados com uma sessão única de quimioterapia a base de sal de platina durante uma visita de uma hora ao hospital. O segundo grupo de 904 pacientes foi submetido a um tratamento radiológico diário durante duas ou três semanas no mesmo hospital.

Nenhum comentário: