segunda-feira, 28 de abril de 2008

Os Riscos da Vaidade Precoce

A vaidade cada dia mais presente em crianças e adolescentes preocupa os pais, pois o uso precoce de cosméticos pode ser prejudicial. “A pele da criança é mais sensível e fina. Deve-se tomar cuidado, pois desenvolvem mais bolhas ou feridas ao serem expostos a produtos químicos”, diz a dermatologista Ana Pia.

A cabelereira Tatiane Nepomucemo Bento, mãe de Tamires de 6 anos, diz que a menina só usa produtos para crianças. “Só deixo que use batom claro ou brilho nos lábios”, afirma. Tamires explica que adora se pintar para ir a festas. “Acho que fico mais bonita”, confessa. Já Clara da Costa Faria, 8 anos, gosta tanto de hidratantes, que não deixa ninguém mexer em seus potes. “Tenho de várias marcas, porque adoro.”Se for necessária a aplicação de cosméticos, os médicos recomendam fórmulas suaves. “Com os hipoalergênicos há menor probabilidade de alergia. Quanto mais cedo se começa a usar cosméticos, maiores as chances de desenvolver alergia”, destaca Ana Pia.

A dermatologista Mariana Pinheiro Machado de Miranda ressalta: “Quanto mais maquiagem, mais os poros se fecham. E com isso problemas como acne podem surgir.” Os cosméticos que mais causam alergias são esmaltes, sombras, rímel e produtos para cabelo. “A pálpebra é muito sensível. Crianças podem ter irritação e conjuntivite. Esmaltes, só de vez em quando. Mais prejudicial ainda é a acetona. O solvente pode causar danos com a simples inalação”, avisa Ana Pia.Perfumes e xampus também merecem atenção. “Xampus devem ser hipoalergênicos e, de preferência sem sal”, diz Mariana. Cosméticos com validade vencida — comumente usados pelas meninas em brincadeiras — não devem ser utilizados. “São grandes os riscos de desenvolver dermatite”, avisa.

Para ter os cabelos lisos, a escova progressiva é a preferida dos jovens. Mas o formol, uma das substâncias utilizadas, representa perigo. “O cheiro do formol é tóxico”, frisa a dermatologista Mariana Pinheiro. “O couro cabeludo, por ser mais sensível, ainda pode desenvolver dermatite seborréica, queda de cabelo, ressecamento, ardência, além de irritação nos olhos.

Crianças têm mais chances de desenvolver problemas que os adultos, já que a imunidade não é tão forte. Recomendo que tratamentos químicos não sejam feitos antes dos 16 anos”, observa. O terapeuta capilar Marco Antônio da Silva, do Centro Técnico Never, alerta para o perigo dos danos aos fios e ao couro cabeludo causado pelo excesso de tinturas, alisamentos, chapinhas e outros procedimentos nesta faixa etária.

“Os jovens usam cada vez mais produtos químicos e seguem modismos”, observa Marco Antônio. O adolescente Fernando Zorzan Lima, 13 anos, tinge mensalmente os fios. Tanta vaidade resultou em alergia e ressecamento do cabelo. “Faço tratamento na dermatologista. Mas acho importante ficar bonito para as meninas”, justifica. Os riscos do salto alto usado pelas garotas antes dos 12 anos são lembrados pelo ortopedista Anselmo Lins: “É prejudicial para a criança em desenvolvimento, pois afeta a coluna.”

Nenhum comentário: