terça-feira, 1 de abril de 2008

TRH e o Câncer de Mama

Já é sabido que a terapia de reposição hormonal aumenta o risco de desenvolvimento de tumores na mama em mulheres saudáveis, mas seu efeito em mulheres que já tiveram câncer de mama ainda não está claro. Um estudo randomizado, conhecido como HABITS, avaliou o uso da terapia de reposição hormonal em mulheres que já receberam tratamento para o câncer de mama.

O estudo HABITS comparou o uso de terapia de reposição hormonal e o manejo adequado, mas sem uso de hormônios, para controle de sintomas da menopausa em mulheres que já receberam tratamento para tumores de mama. O estudo foi suspenso antes de seu término devido à suspeita de risco aumentado de desenvolvimento de um novo tumor de mama naquelas que usavam a terapia de reposição hormonal.

Participaram do estudo 447 mulheres e 442 foram seguidas durante 4 anos. Trinta e nove de 221 mulheres em terapia de reposição hormonal (TRH) e 17 de 221 do grupo que não recebia hormônios apresentaram um novo tumor de mama. A incidência acumulada em 5 anos foi de 22,2% nas que faziam TRH e 8% nas que não faziam. No final do seguimento, seis mulheres em TRH faleceram devido ao câncer de mama e seis apresentavam metástases à distância. No grupo que não fazia TRH, cinco mulheres morreram de câncer de mama e quatro tinham metástases à distância.

O estudo concluiu que as mulheres que já apresentaram câncer de mama e que fizeram TRH tinham um risco aumentado de desenvolver novos tumores na mama. Este risco é significativo clínica e estatisticamente.

Nenhum comentário: