
O estudo HABITS comparou o uso de terapia de reposição hormonal e o manejo adequado, mas sem uso de hormônios, para controle de sintomas da menopausa em mulheres que já receberam tratamento para tumores de mama. O estudo foi suspenso antes de seu término devido à suspeita de risco aumentado de desenvolvimento de um novo tumor de mama naquelas que usavam a terapia de reposição hormonal.
Participaram do estudo 447 mulheres e 442 foram seguidas durante 4 anos. Trinta e nove de 221 mulheres em terapia de reposição hormonal (TRH) e 17 de 221 do grupo que não recebia hormônios apresentaram um novo tumor de mama. A incidência acumulada em 5 anos foi de 22,2% nas que faziam TRH e 8% nas que não faziam. No final do seguimento, seis mulheres em TRH faleceram devido ao câncer de mama e seis apresentavam metástases à distância. No grupo que não fazia TRH, cinco mulheres morreram de câncer de mama e quatro tinham metástases à distância.
O estudo concluiu que as mulheres que já apresentaram câncer de mama e que fizeram TRH tinham um risco aumentado de desenvolver novos tumores na mama. Este risco é significativo clínica e estatisticamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário