terça-feira, 27 de maio de 2008

Novas Armas Contra o Fumo

Um feto morto em meio a vários cigarros e uma família sofrendo ao ver o pai internado são algumas das novas imagens de advertência que virão nas embalagens de cigarros. As peças serão divulgadas hoje, pelo Ministério da Saúde, em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco. O ministério lança ainda a nova campanha publicitária de combate ao fumo, com o slogan “Fique esperto, começar a fumar é cair na deles”.

No Rio, fumar em locais fechados fica proibido a partir sábado, Dia Mundial sem Tabaco. Especialistas apóiam o decreto municipal e dão dicas de como se livrar da dependência do tabaco. “O tabagismo mata 200 mil brasileiros ao ano por diversas doenças, principalmente por câncer, doenças cardiovasculares e enfisema pulmonar.

Parar de fumar não é fácil, mas é possível”, diz o pneumologista Ricardo Meirelles, da Divisão de Controle do Tabagismo, do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Segundo ele, a primeira semana sem fumar é a mais difícil de ser vencida devido à falta da nicotina. “O início é pior porque a fissura por cigarro é mais intensa. Mas ela dura cinco minutos. Ou seja, o paciente precisa resistir a esses cinco minutos sem fumar”, alerta. E na primeira semana a fissura ocorre várias vezes por dia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresenta hoje ao Governo federal série de recomendações para aprimorar a política de controle do tabagismo. O documento contém censuras à política brasileira para o setor. E vai sugerir que o Brasil reveja a prática de preços para cigarros e acelere a implantação de ambientes livres de fumo. Essas duas medidas, combinadas, são consideradas essenciais para reduzir e prevenir o tabagismo mundialmente. Embora tenha exercido a liderança durante anos na adoção de ações de combate ao consumo de cigarro, o Brasil ainda mantém dois pontos vulneráveis.

O preço do cigarro brasileiro é um dos mais baratos do mundo, o que favorece o consumo do tabaco, principalmente entre os jovens. No Rio, estão programados eventos com alertas sobre os males do tabagismo.

Nenhum comentário: