segunda-feira, 31 de março de 2008

Capacidade Pulmonar

A diabetes, principal causa de doenças cardíacas, derrames, cegueira, falência dos rins, e amputações não traumáticas, também pode causar a deterioração rápida dos pulmões, apesar do que já acontece com idade avançada. Segundo pesquisa divulgada na revista Diabetes Care, de abril, os pulmões de portadores de diabetes do tipo 2, se deterioram mais rapidamente.

A equipe de pesquisadores da Johns Hopkins University, que conduziu a pesquisa, como parte de uma maior sobre o Risco da Arterioesclerose na Comunidade, encontrou o aspecto da redução pulmonar em pacientes com diabetes do tipo 2. A presente pesquisa foi feita com 1.100 diabéticos e 10.062 não diabéticos e envolveu três anos.

No estudo houve uma diferença de 6 milimetros de declínio por ano, na chamada forced vital capacity (FVC), medida para se saber a capacidade dos pulmões se encherem de ar. Para os cientistas este problema seria decorrente das altas taxas de açúcar encontrados no tecido pulmonar ou o tecido gorduroso no peito ou no abdômen, que restringiria a capacidade pulmonar.

Nenhum comentário: