segunda-feira, 10 de março de 2008

Excesso de Trabalho Deixa Americanos Sonolentos e Sem Libido

Um em cada cinco americanos perderam o interesse por sexo, produto da falta de sono causada pelas longas jornadas de trabalho e pelo excesso de horas extras, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira pela National Sleep Foundation (NSF).

"Jornadas de trabalho mais longas e um acesso facilitado ao local de trabalho através da internet e de outras tecnologias parecem levar os americanos a dormirem menos", explica Darrel Drobnich, diretor da NSF, em um comunicado."Quase 50 milhões de americanos sofrem com problemas e desordens crônicas de sono que afetam suas carreiras, suas relações pessoais e a segurança nas estradas", diz Drobnich.

O estudo mostra que mais de um terço dos americanos (36%) já dormiu ao volante, enquanto quase dois terços admitiram ter problemas para dormir, como acordar durante a noite ou ter dificuldade para adormecer. Os americanos dormem em média seis horas e 40 minutos por noite - menos de sete horas, ou 18 minutos menos do que o necessário, revela o estudo.

Como conseqüência da falta de sono, 12% dos entrevistados reconheceram ter chegado a casa tarde no mês anterior e 20% admitiram ter menos interesse por relações sexuais por estarem cansados demais. Para combater a falta de sono, 58% dos pesquisados bebem café, enquanto 38% recarregam suas baterias com doces e 37% tentam dormir depois do almoço. Pelo menos 5% tomam medicamentos para ficarem acordados.

"O estudo mostra que o sono inadequado habitual - menos de sete ou oito horas por noite - cria mudanças de longo prazo na habilidade da pessoa para pensar e funcionar bem durante o dia", afirma Thomas Balkin, da NSF.Um dos motivos pelos quais os americanos não dormem o suficiente é a quantidade de horas passadas no trabalho ou indo para o trabalho.

Um terço dos americanos trabalha 10 ou mais horas por dia, e um em cada grupo de cinco passa outras 10 horas trabalhando em casa, segundo aponta o estudo. O tempo médio gasto no deslocamento para o trabalho é de mais de três quartos de hora. O estudo em questão analisou os hábitos de mil americanos adultos.

Nenhum comentário: