segunda-feira, 10 de março de 2008

Fumantes x Idade Pulmonar Estimada

Estudo publicado no British Medical Journal relata que fumantes que recebem informações sobre sua “idade pulmonar estimada” por espirometria (exame que avalia a medida de ar que entra e sai dos pulmões) aumentam significativamente a probabillidade de abandonar o cigarro.

Participaram do estudo 561 fumantes com idade acima de 35 anos. Todos tiveram sua “idade pulmonar estimada” através de uma espirometria. Eles foram divididos em dois grupos: um que recebeu informações detalhadas sobre os resultados da espirometria em relação à idade de seus pulmões, quando comparados a pulmões de pessoas saudáveis que não fumavam.

O outro grupo controle recebeu apenas uma informação superficial do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1 - que analisa a velocidade da capacidade expiratória na unidade de tempo). Ambos os grupos foram aconselhados a abandonar o cigarro e receberam do National Health Service (NHS) a oferta de ajuda do serviço de auxílio a fumantes que querem abandonar o vício.

Os resultados iniciais avaliaram o abandono do cigarro pela medição da cotinina salivar (substância encontrada na saliva, através da qual se pode medir a quantidade de nicotina absorvida pelo fumante) doze meses após o início do estudo. Resultados subseqüentes mostraram mudanças no consumo diário de cigarro e identificação de novos diagnósticos de doença pulmonar obstrutiva crônica.

O índice de abandono do cigarro foi maior no grupo que recebeu a informação sobre a "idade pulmonar estimada" quando comparado ao grupo controle, 13,6% e 6,4% respectivamente. As pessoas com piores “idades pulmonares estimadas” têm uma tendência maior a abandonar o vício.

Concluiu-se que dizer a "idade pulmonar estimada" a fumantes aumenta significativamente a probabilidade deles pararem de fumar, mas o mecanismo pelo qual isto acontece ainda não está claro.

Nenhum comentário: