sexta-feira, 14 de março de 2008

Adolescentes e as DTS

Mais de uma em cada quatro adolescentes do sexo feminino (26%) estão infectadas por pelo menos uma doença sexualmente transmissível. Este índice é ainda maior entre as adolescentes negras (48%), de acordo com estudo apresentado na conferência anual sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), de 2008, em Chicago.

A estimativa é que 3,2 milhões de adolescentes dos Estados Unidos com idade entre 14 e 19 anos – cerca de 26% das adolescentes que pertencem a esta faixa etária têm pelo menos uma doença sexualmente transmissível, tal como (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior.

Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica peranteo mesmo, infecção por chlamydia, herpes genital ou tricomoníase.

Quarenta e oito por cento das adolescentes negras estão infectadas, comparado a 20% das adolescentes brancas. O CDC considera esta informação alarmante, pois isso mostra que as adolescentes estão expostas a doenças que trazem conseqüências sérias ao organismo se não tratadas, como normal.

Pode ser produzida por falhas na fecundação, implantação ou desenvolvimentodo produto da concepção dentro do útero, infertilidade e capaz de invadir outros órgãos a nível local ou à distância (metástases), câncer de colo de útero.

O mais preocupante é que para cada ato sexual sem proteção, uma pessoa não infectada corre um risco muito grande de ter contato com uma doença sexualmente transmissível e se infectar. O CDC acredita que esta estatística ainda seja maior, pois este estudo não levou em consideração doenças como por uma bactéria de forma espiralada chamada Treponema Pallidum.

Produz diferentes sintomas de acordo com a etapa da doença. Primeiro surge uma úlcera na zona de contato com inflamaçãodos gânglios linfáticos regionais. Após um período a lesão inicial cura-se espontaneamentee aparecem lesões secundárias (rash cutâneo, goma sifilítica, etc.).

Em suas fases tardias pode causar transtorno neurológico sério e irreversível, que felizmente após o adventodo tratamento com antibióticos tem se tornadode ocorrência rara. Pode ser causa de infertilidadee abortos espontâneos repetidos, sífilis, genital, produzida por uma bactéria chamada Neisseira gonorreae. Produz uma secreção branca amarelada que sai pela uretra juntamentecom ardor ao urinar. É uma causa de infertilidade masculina.

Em mulheres, a infecção pode não ser aparente. Se passar despercebida, pode se tornar crônica e ascender, atingindo os anexos uterinos (trompas, útero, ovários) e causar Doença Inflamatória Pélvica e mesmo infertilidade feminina. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, febre, queda do estado geral e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica peranteo mesmo, infecção por humana. É o agente causador da AIDS, HIV.

Os resultados também mostram que, das adolescentes infectadas, 15% apresenta mais de uma doença. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica peranteo mesmo, infecção por HPV (18% das adolescentes), que pode causar verrugas genitais e capaz de invadir outros órgãos a nível localou à distância (metástases), câncer de colo de útero; seguida pela (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior.

Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento(aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidadede absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos,cocos, espiroquetas, etc.).

Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves. Manifesta-se por dor, febre e descarga purulenta pela vagina, doença inflamatória pélvica e aumentar o risco de normal. Pode ser produzida por falhas na fecundação, implantação ou desenvolvimentodo produto da concepção dentro do útero.

O CDC recomenda vacinação completa contra HPV para as adolescentes com idades entre 11 e 26 anos, e rastreamento anual para chlamydia nas mulheres com menos de 25 anos e com vida sexual ativa.

A tricomoníase, causada por um custas de outro, denominado hospedeiro. Apresença de parasitos em um hospedeiro pode produzir diferentes doenças dependendo do tipo de afecção produzida, do estado geral de saúde do hospedeiro, de mecanismos imunológicos envolvidos, etc.

São exemplos de parasitas: a sarna, os piolhos, os áscaris (lombrigas), as tênias (solitárias), etc... Parasita, foi encontrada em 3% das adolescentes, enquanto cerca de 2% das adolescentes estavam infectadas por herpes simples tipo 2.

Nenhum comentário: