quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Aptidão Física nos Idosos

Ser fisicamente ativo após os 60 anos ajuda a viver por mais tempo, independente da quantidade de gordura existente no corpo, segundo estudo publicado no Journal of the American Medical Association de dezembro de 2007.

Embora pesquisas prévias tenham sugerido que a obesidade e a inatividade física podem aumentar o risco de morte para pessoas de meia idade, não está claro se isto também é verdade para idosos. Em uma nova pesquisa, o Dr. Xuemei Sui e colaboradores da Universidade da Carolina do Sul estudaram as associações entre aptidão física, gordura e mortalidade em idosos.

Foram acompanhados, ao longo de 12 anos, mais de 2600 homens e mulheres com 60 anos ou mais que participaram do estudo longitudinal denominado Aerobics Center Longitudinal Study, financiado pelo NIH's National Institute on Aging (NIA) e pelo National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI). Os participantes caminharam em esteiras elétricas para determinar sua aptidão física. Os níveis corporais de gordura foram medidos pela circunferência abdominal, percentual de gordura corporal e índice de massa corporal.

Durante o período de acompanhamento, morreram 450 participantes. Eles eram geralmente mais idosos, tinham baixo percentual de gordura corporal, faziam pouca atividade física e tinham mais fatores de risco cardiovasculares (hipertensão arterial, colesterol alto e diabetes) do que os sobreviventes. O percentual de gordura corporal não parece estar relacionado ao risco de morte. Entretanto, maior aptidão física, menor índice de massa corporal ou menor circunferência abdominal reduzem este risco.

Nenhum comentário: