domingo, 16 de dezembro de 2007

Pouco Sono é Prejudicial

Com a chegada do fim do ano e o aumento da agitação, do famoso stress natalino, os médicos estão preocupados com o aumento da insônia nestes períodos, o que poderá prejudicar, sensivelmente, a pessoa no futuro. Mês passado um artigo da Organização Mundial de Saúde, avisava que trabalhar fora dos horários normais, afetaria a saúde dos trabalhadores, podendo, inclusive desenvolver câncer de próstata e seio.

Trabalhar no período da noite, já é sabido, enfraquece o sistema imunológico, tornando os trabalhadores mais propensos a infecções. O nosso relógio do corpo ou cientificamente falando o ritmo circadiano controla basicamente tudo,desde a nossa fúria até o nosso cansaço.

Assim, é muito importante observarmos estes aspectos, já que o nosso ciclo interno dura em média 24 horas e depois deste período deverá ser desligado. Normalmente, após o sol nascer ou durante o almoço ou na primeira refeição do dia, começamos um novo ciclo e o nosso relógio biológico inicia uma nova fase. Cientistas da Universidade da Califórnia, da cidade de Irvine estão estudando todas as nossas variações de sono, mas um fato é básico: quanto mais agitação, stress, menos sono teremos e o nosso ritmo circadiano estará prejudicado e consequentemente nossa saúde.

Nenhum comentário: