sábado, 22 de dezembro de 2007

Caminhar e Hábitos Alimentares

Novas pesquisas reafirmaram neste final de ano que caminhar de maneira mais rápida, por pelo menos 30 minutos, durante seis dias da semana, é o suficiente para que os adultos de meia idade possam prevenir o aumento de peso.

O estudo feito pela Duke University Medical Center, Durham, North Carolina, liderado pela Dra. Johanna L. Johnson, mostrando que haverá benefícios para o praticante, mesmo se esta pessoa não mudar os seus hábitos alimentares.

O estudo analisou os efeitos de uma caminhada e os riscos de doenças do coração. No início 41% dos participantes tinham 3 ou mais fatores de riscos. Ao final, o grupo havia diminuído para 27%, mesmo com somas de exercícios moderados. Aqueles que andaram cerca de 18 km por semana, ou 30 minutos por seis dias da semana, os benefícios foram bem significativos. Enquanto isto, pessoas que não fazem exercícios irão ganhar mais peso e gordura, principalmente, ao redor da cintura.

O estudo durou 8 meses com 171 indivíduos de meia idade e mostrou que também o exercício de 4 a 5 dias por semana poderá trazer efeitos para a pessoa. O lema é movimentar-se de maneira razoável, sem sair por ai correndo. A vida sedentária já mais do que provado é um fator de risco para a saúde da pessoa em todas as idades.

Nenhum comentário: