sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Caminhar Para Viver

Fazer exercício físico regularmente é um dos grandes segredos para uma vida saudável. Esse hábito é apontado também como arma poderosa para o combate e a prevenção de uma série de doenças, inclusive as cardíacas.

Por se tratar de uma atividade de baixo impacto e que pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, a caminhada é um dos exercícios mais indicados por médicos e especialistas para quem deseja manter a forma.

Não há mágica. A verdade é que caminhar regularmente ajuda a controlar ou evitar uma série de problemas de saúde. Por exemplo, apenas 30 minutos diários de caminhada são suficientes para auxiliar no controle de peso e da pressão arterial, reduzir os níveis de colesterol e a gordura localizada, melhorar a circulação, o sono e aumentar o bem-estar físico e mental, diminuindo o estresse.

Mas não é todo mundo que dispõe de 30 minutos todos os dias para fazer exercício, por esse motivo, médicos e especialistas em condicionamento físico sugerem de três a quatro vezes por semana.

Pequenos cuidados. Apesar de ser uma das atividades de menor impacto ortopédico ou cardiovascular, são necessários alguns cuidados. O primeiro passo é consultar o médico para saber se há algum tipo de limitação e passar por uma avaliação física. Portadores de artroses graves ns joelhos e quadris devem evitar esse exercício. O segundo é procurar um professor de educação física para preparar um programa de exercícios, específico para as suas necessidades.

Também é importante usar um tênis adequado para reduzir o impacto, manter-se bem hidratado, ter boa postura ao caminhar, com tronco ereto, queixo paralelo ao solo, abdômen contraído e ombros relaxados. Outra recomendação importante é começar devagar e aumentar o período de tempo de exercício e a freqüência de treino com o tempo.

Para os iniciantes, vale iniciar a atividade com 5 minutos de caminhada leve, seguidos de 10 minutos de passos mais acelerados, e outros 5 minutos finais de caminhada suave. Esses 20 minutos iniciais de treinamento devem ser aos poucos ampliados.

Quem é sedentário, normalmente tem dificuldade para começar uma atividade física. Então qual é o segredo para criar o hábito de caminhar? Um bom começo é escolher um local bonito e agradável para se exercitar, longe do barulho de carros e da poluição; usar roupas confortáveis e procurar algum amigo para fazer companhia.

Nenhum comentário: