domingo, 16 de dezembro de 2007

Novo Teste em 2008

Um simples teste de sangue para detectar o início de um câncer no seio poderá ser disponível nos próximo ano. Ele poderá vir a substituir o raio X usado atualmente, para conhecimento do surgimento ou não do câncer no seio. Médicos dizem que a mamografia não deve produzir os melhores resultados do exame atual em mulheres com menos de 47 anos. Assim este novo exame irá beneficiar em muito a faixa etária abaixo desta idade.

Testes preliminares já feitos consideraram os resultados promissores, o que sugere que deverá ser possível diagnosticar o câncer quando o tumor ainda estiver extremamente pequeno e ainda sem sintomas aparentes.

A técnica usada é a chamada gene expression analysis que identifica uma assinatura ou um modelo que distingue o sangue saudável do sangue ou tecido doente. A nova técnica é da companhia norueguesa DiaGenic ASA que desenvolveu o teste e agora está esperado a aprovação das clínicas na Europa no próximo ano.

Cientistas estão esperançosos com o teste do sangue para detectar a doença aliado a mamografia, oferecerá uma excelente oportunidade para os médicos conhecerem o estágio da doença o mais cedo possível e assim poderem iniciar logo o tratamento.

Nenhum comentário: