quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Depressão em Debate

Dois livros que acabam de ser lançados na Inglaterra e nos EUA, estão questionando o diagnóstico da depressão em muitos casos. Os livros The Loss of Sorrow: How Psychiatry Transformed Normal Sorrow Into Depressive Disorder, escrito por Allan Horwitz, professor de Sociologia, da Universidade de Rutgers e Jerome Wakefield, professor de Serviço Social, da Universidade de New York e Depression: The Way Out of Your Prison, da psicóloga DorothyRowe, estão, indicando que muitas vezes a depressão não pode ser transformada em uma epidemia mundial e que a melancolia não é um estado que sempre necessita de tratamento, mas que pode, inclusive, ser bom para os indivíduos.

Os professores Horwitz e Wakefield apontam que muitos dos indivíduos que são indicados como depressivos, na realidade estão tendo uma atitude normal, uma emoção natural ao ser humano. A genuína depressão realmente necessita de cuidados médicos, isto não há dúvidas. A melancolia já vem com o ser humano e não pode ser taxada rapidamente de depressão e tratada com medicamentos.

Desta maneira, o diagnóstico médico deverá ser muito bem apurado. Estima-se que perto de 25% dos pacientes que toma anti-depressivos, tenham dificuldade depois de parar com a medicação e perdem muitas vezes o libido. Outros dois estudos já tinham indicado que a medicação anti-depressiva poderia causar a osteoporose e uma queda significativa do número de esperma que um homem poderia produzir. Já a psicóloga Dorothy Rowe mostra que a palavra melancolia, tristeza (sadness), pode ser uma boa emoção positiva. Se você nunca se sentiu triste é porque nunca teve alguma ligação com algo, com alguém e isto sim é um caminho aberto a problemas, diz ela.

Nenhum comentário: