segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Celulares Prejudicam Crianças

Cientistas australianos estão estudando se as crianças são mais vulneráveis do que os adultos aos efeitos da radiação dos telefones celulares. Um estudo com 110 adultos no Australian Centre for Radiofrequency Bioeffects Research,parcialmente pago pelo governo federal da Austrália, confirmou que os telefones celulares causam uma mudança na função cerebral, alterando as ondas cerebrais conhecidas como ondas alfa.

O centro, localizado na Swinburne University of Technology em Melbourne, está agora investigando o efeito em 40 crianças com idades variando entre 12 e 13 anos e 20 adultos entre 55 e 75 anos.

O professor Rodney Croft disse que enquanto os estudos feitos nos adultos foram feitos, os efeitos nas crianças ainda não foram testados. Cientistas em todo o mundo concordam que não há provas ligando a radiação eletromagnética emitida pelos telefones celulares, causando efeitos na saúde, mas dizem que o uso freqüente causa dores de cabeça, náusea, falta de concentração e até câncer e tumores cerebrais se os problemas persistirem.

Autoridades na Franças, inclusive, já aconselharam um limite para o uso dos celulares para as crianças. Nos EUA, semana passada, o National Research Council, indicou novos estudos para saber dos problemas possíveis de saúde nos aparelhos de wireless e na base das estações em crianças, mulheres grávidas e bebês por nascer.

Nenhum comentário: