quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Álcool Pode Curar Um Resfriado

Quando se trata de remédios rápidos para resfriados, muitas pessoas insistem que um copo de brandy ou um drink de whisky com água quente e suco de limão é exatamente o que o médico receitou.

Não é difícil ver como uma bebedeira de leve pode ter o potencial de aliviar os sintomas do resfriado e da gripe, mas até agora nenhum estudo mostrou que o álcool tem a capacidade de matar germes na corrente sanguínea ou impedir o ciclo de um resfriado. E apesar dele fornecer um alívio temporário, pode prolongar os sintomas aumentando a desidratação.

Mesmo assim, dois grandes estudos descobriram que apesar de beber moderadamente não curar resfriados, pode ajudar a mantê-los quietos. Um, feito por pesquisadores da Carnegie Mellon em 1993 observou 391 adultos e descobriu que a resistência aos resfriados aumentava com bebidas moderadas, exceto em fumantes.

Depois, em 2002, pesquisadores na Espanha seguiram 4.300 adultos saudáveis, examinando seus hábitos e susceptibilidade a resfriados. O estudo não encontrou relação entre a incidência da doença e consumo de cerveja, estimulantes, vitamina C ou zinco.

Mas beber entre oito a 14 copos de vinho por semana, particularmente tinto, foi ligado à uma redução de 60% no risco de desenvolver um resfriado. Os cientistas suspeitaram que isso tem algo a ver com propriedades antioxidantes do vinho. Conclusão: álcool não ajuda a curar um resfriado, apesar do consumo moderado poder reduzir a susceptibilidade.

Nenhum comentário: