quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Refúgio Contra o Lixo

Um casal italiano da cidade de Nápoles fez um pedido inusitado, ao pedir asilo para a Suíça, dizendo que o lixo tóxico descarregado ao redor da cidade envenena e coloca em risco a saúde do seu filho que está para nascer. Pilhas de lixo estão colocadas nas ruas de Nápoles, desde que a colheta de lixo parou antes do Natal, já que os vazadouros de lixo foram declarados cheios.

A crise já teve uma série de protestos. Segundo o jornal da Suíça, Blick o casal Sergio, 32 anos e Giusi, 30 anos, eles pediram asilo na cidade de Bellinzona, na fronteira entre a Itália e a Suíça. Se nós ficarmos em Nápoles, poderemos contrair um câncer, disse Sergio, um consultor de negócios. Ele declarou também que está preservando a vida do seu filho. Sua esposa uma bióloga molecular está grávida de quatro meses.

O casal disse que vários tonéis de lixo radioativo e químico foram despejados em torno da cidade. Um porta voz do Departamento de Saúde e Assistência Social da Suíça, confirmou o pedido de asilo foi feito pelo casal. Desde que há livre trânsito e acordos entre a Itália e a Suíça, e pouco provável que o pedido, se for sério, será atendido.

Nenhum comentário: