quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Água Salgada e Resfriado

Não há cura para o resfriado normal, mas pesquisadores podem ter descoberto uma maneira segura e simples de reduzir os sintomas de uma criança e as chances da doença voltar: limpar o nariz com água salgada.

Em um estudo, cientistas falaram para 289 pacientes com gripe ou resfriado entre 6 e 10 anos limparem o nariz três vezes por dia com água do oceano Atlântico que foi comercialmente processada, mas ainda mantinha alguns elementos e minerais.

Em comparação, um grupo de 101 crianças usou remédios populares para tosse e resfriado. Seus sintomas foram analisados em três meses. Pacientes que receberam o tratamento salino usaram menos remédios, tiveram menos problemas respiratórios e outros sintomas de resfriados, além de relatarem menos doenças e ausências na escola. As diferenças foram estatisticamente significantes.

Os autores reconhecem que o estudo não foi secreto e seus resultados dependiam, em parte, de relatos dos pacientes. O trabalho foi financiado pelos Laboratórios Goemar, um produtor francês da solução salina baseada em água salgada.

“Faz sentido limpar a cavidade onde os micróbios que podem piorar a infecção estão presentes”, disse o dr. Jana Skoupa, co-autor do estudo, que trabalha para uma empresa que fornece informações para a indústria farmacêutica. “É isso o que a água salgada faz, e são os minerais nela que ajudam a restaurar o muco do nariz”.

Nenhum comentário: