sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Suplementos de Cálcio Podem Ser Prejudiciais Para Mulheres

Um estudo na Nova Zelândia descobriu que suplementos de cálcio podem aumentar o risco de ataques cardíacos e derrames cerebrais em mulheres saudáveis na fase pós-menopausa. Os suplementos de cálcio são geralmente receitados a mulheres em idade pós-menopausa para manter os ossos saudáveis.

Segundo alguns dados, estes suplementos também podem proteger contra doenças vasculares através da diminuição dos níveis no sangue de colesterol LDL -- conhecido como o "colesterol ruim".

Mas, em um estudo com 1.471 mulheres com idade média de 74 anos, e que estavam na pós-menopausa há mais de cinco anos, pesquisadores da Universidade de Auckland descobriram que a incidência de ataques cardíacos e derrames foi mais alta em mulheres que receberam suplementos de cálcio. O estudo durou cinco anos e os dados são preliminares. A pesquisa foi publicada na revista British Medical Journal.

Entretanto, como os estudos não são resultados conclusivos, pesquisadores da Fundação Britânica do Coração afirmam que é necessário fazer um estudo mais rigoroso antes de tirar conclusões precipitadas.

Nenhum comentário: