segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Vitamina C Evita Derrames Cerebrais

Uma nova pesquisa revelou que pessoas com concentrações mais altas de vitamina C no sangue têm um risco 42% menor de derrames cerebrais do que pessoas com níveis mais baixos. O novo estudo reuniu informações de mais de 20 mil pessoas do Reino Unido com idades entre 40 e 79 anos.

O tempo médio de acompanhamento foi de 9,5 anos, e durante este tempo 448 participantes tiveram derrame cerebral. Mas profissionais da saúde alertam que isto não significa que ingerir mega-doses de suplemento de vitamina C possa evitar um ataque cerebral. Segundo o médico Keith Siller, do New York University Medical Center's Comprehensive Stroke Care Center, no próprio estudo os autores não puderam concluir que a vitamina C reduz diretamente o risco de derrame.

O médico Mark Levine, do National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases, dos EUA, também afirmou que a vitamina C sozinha provavelmente não é responsável pela redução do risco de derrame. Ele disse que é apenas uma associação, e que poderia ser vitamina C, ou vitamina C mais outros nutrientes, ou outras coisas independentes da vitamina C.

Nenhum comentário: