terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Sedentarismo Acelera o Envelhecimento

Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos aponta que levar uma vida sedentária pode acelerar o processo do envelhecimento. A equipe de especialistas do King's College, em Londres, pesquisou 2.401 gêmeos e observou que os que eram fisicamente ativos durante seu tempo de lazer eram também "biologicamente mais jovens" do que os que não se exercitavam.

A incapacidade de se exercitar além de melhorar a saúde também rejuvenesce os indivíduos. Os pesquisadores americanos recomendam, pelo menos, 30 minutos de exercícios, 5 dias por semana para trazerem reais benefícios para a saúde.

O estudo, publicado na revista especializada Archives of Internal Medicine, aplicou um questionário sobre o estilo de vida dos participantes e retirou amostras de sangue para fazer uma análise do DNA de cada um.

Os pesquisadores identificaram que os telômeros - seqüências de proteína encontradas nas extremidades do DNA - tinham menor tamanho entre os gêmeos sedentários. Os cientistas esclarecem que os telômeros oferecem proteção às células, mas conforme as pessoas vão envelhecendo, eles vão naturalmente diminuindo de tamanho, deixando-as mais vulneráveis a danos e à morte.

Ao examinar células sangüíneas do sistema imunológico, os pesquisadores observaram que os telômeros perdem, em média, 21 de seus componentes - os nucleotídeos - por ano. E concluíram que os telômeros dos mais sedentários tinham 200 nucleotídeos a menos, o que significa uma redução do seu comprimento.

Os mais ativos tinham telômeros de tamanho equivalente ao dos sedentários até dez anos mais jovens, apontou o estudo. "Os resultados sugerem que adultos que se envolvem em atividades físicas regularmente são biologicamente mais jovens do que os sedentários", afirmam os especialistas.

Os pesquisadores ainda sugerem que pessoas sedentárias podem estar mais vulneráveis a danos celulares por diversos fatores, entre eles o estresse, que teria um impacto direto no tamanho dos telômeros.E os exercícios físicos, afirmam, poderia ser uma boa arma no combate aos níveis de estresse. "O estudo transmite a mensagem que poderia ser usada por médicos ao promoverem o efeito potencial dos exercícios físicos para retardar o envelhecimento", dizem.

Opinião Confusa

Pesquisa realizada na Inglaterra e divulgada hoje, mostra que 1/3 dos 1000 médicos consultados, não aprovam operações em pessoas mais idosas, enquanto que 2/3 deles disseram que o NHS (National Health Service), ou seja, o SUS da Inglaterra não deveria oferecer serviços gratuitos para todos.

Críticos disseram que a pesquisa mostrou dados ultrajantes, quando os médicos consultados afirmaram que muitas das pessoas idosas, provavelmente, não teriam uma vida mais longa depois das operações. Para eles o NHS deveria pensar duas vezes antes de aprovar uma operação em uma pessoa mais idosa.

Para os fumantes, obesos e alcóolatras, também deveria haver um melhor critério na aprovação das operações, ajudando assim milhões de pacientes mais jovens com uma vida mais saudável. Metade dos médicos consultados não aprovam a colocação de bypass no coração para os fumantes, enquanto que ¼ disseram que as operações de quadril deveriam não ser feitas nos obesos.

A grande maioria dos médicos disse que para os alcoolatras que não parassem de beber, deveria ser proibido o transplante de fígado, enquanto 1/5 são contrários aos pagamentos pelos contribuintes de tratamentos de fertilidade. Vários médicos, entretanto, são contrários ao indicado na pesquisa.

Para médicos da British Medical Association as afirmações da pesquisa são repugnantes, já que uma pessoa idosa não pode se ver privada de um tratamento somente por ser idosa. Entretanto, outros médicos dizem que estes tem as suas convicções para negar um tratamento a um paciente. Se um alcoólatra tem um transplante de fígado agendado, mas continuará a beber, porque não colocar um outro paciente para fazer o transplante?

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Celulares Prejudicam Crianças

Cientistas australianos estão estudando se as crianças são mais vulneráveis do que os adultos aos efeitos da radiação dos telefones celulares. Um estudo com 110 adultos no Australian Centre for Radiofrequency Bioeffects Research,parcialmente pago pelo governo federal da Austrália, confirmou que os telefones celulares causam uma mudança na função cerebral, alterando as ondas cerebrais conhecidas como ondas alfa.

O centro, localizado na Swinburne University of Technology em Melbourne, está agora investigando o efeito em 40 crianças com idades variando entre 12 e 13 anos e 20 adultos entre 55 e 75 anos.

O professor Rodney Croft disse que enquanto os estudos feitos nos adultos foram feitos, os efeitos nas crianças ainda não foram testados. Cientistas em todo o mundo concordam que não há provas ligando a radiação eletromagnética emitida pelos telefones celulares, causando efeitos na saúde, mas dizem que o uso freqüente causa dores de cabeça, náusea, falta de concentração e até câncer e tumores cerebrais se os problemas persistirem.

Autoridades na Franças, inclusive, já aconselharam um limite para o uso dos celulares para as crianças. Nos EUA, semana passada, o National Research Council, indicou novos estudos para saber dos problemas possíveis de saúde nos aparelhos de wireless e na base das estações em crianças, mulheres grávidas e bebês por nascer.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Culinária nas Escolas

As escolas secundárias da Inglaterra irão incluir aulas de culinária no currículo escolar de crianças entre 11 e 14 anos. O objetivo da iniciativa é combater a obesidade. Todas as escolas da rede pública serão obrigadas a lecionar a disciplina em pelo menos um trimestre do ano letivo, durante uma hora por semana.

As escolas secundárias deverão iniciar os cursos imediatamente, já o restante dos estabelecimentos de ensino terá que incluir a matéria na grade curricular até 2011. O secretário para Escolas, Ed Balls, prometeu destinar o equivalente a cerca de US$ 5 milhões por ano para subsidiar os ingredientes utilizados por crianças de famílias carentes.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Brigas de Casal Podem Prolongar a Vida

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, sugere que os casais que resolvem suas diferenças e manifestam seus sentimentos de raiva ou revolta em relação ao outro vivem mais. O estudo publicado na revista especializada Journal of Family Communication, analisou 192 casais ao longo de 17 anos, divididos em quatro grupos.

O primeiro continha casais que expressavam sua indignação quando se sentiam ofendidos injustamente pelo outro; o segundo e o terceiro incluíam casais em que ou o homem ou a mulher reprimiam este tipo de sentimento; e o quarto continha casais em que ambos os membros não demonstravam qualquer reação diante de uma ofensa descabida.

Segundo os especialistas, entre os 26 casais do grupo que reprimiam seus ressentimentos, houve 13 mortes. Entre os 166 pares restantes, 41 morreram. Para o coordenador do estudo, Ernest Harburg, quando ambos os cônjuges reprimem sua indignação diante de uma "ataque" ou crítica injusta do outro, o risco de morte dobra.

"Quando casais se unem, uma das tarefas mais difíceis é saber se reconciliar após uma briga", disse Harburg. "E ninguém é treinado para isso. Se o problema não se resolve e, em vez disso, a pessoa enterra a raiva e fica remoendo esse sentimento, pode estar correndo riscos."

O pesquisador explicou que o estudo se concentrou em críticas consideradas injustas e inadequadas. Nos casos em que as críticas foram consideradas justas, não houve indignação ou rancores por parte dos membros do casal.

Harburg disse ainda que os resultados da pesquisa são preliminares e que os pesquisadores agora preparam um novo estudo para acompanhar casais ao longo de 30 anos.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O Sobe e Desce

O elevadíssimo estresse atual do mercado financeiro, especialmente, ao ligado a Bolsa de Valores, com as descidas e subidas repentinas, já está levando, vários executivos financeiros e analistas de mercado ao médico nesta semana. A receita é muita calma e comida bem leve, além de se fazer uma meditação, ou se puder uma caminhada para aliviar as tensões do mercado. A opinião é quase unânime tanto nos EUA e na Europa, por parte dos médicos: a receita no momento é calma, muita calma. Parece até que os médicos estão afinados com os próprios analisas de mercado financeiro que receitam calma aos investidores.

Chiclete Que Reduz o Colesterol LDL

A empresa finlandesa Fennobon lançou uma goma de mascar que ajuda a reduzir o colesterol LDL - ou "colesterol ruim" - no sangue, um dos principais fatores de risco para o surgimento de doenças cardíacas.

O chiclete, comercializado sob o nome de Xilident Pro Reducol, contém esterol e estanol, duas substâncias de origem vegetal que já são utilizadas em outros produtos alimentícios como margarinas e iogurtes.

Segundo especialistas finlandeses, o consumo diário de 1.800 miligramas dessas substâncias reduz o colesterol LDL entre 10% e 15%, embora se recomende que a dose diária em nenhum caso supere três mil miligramas. O efeito redutor do colesterol "ruim" é ainda maior se houver acompanhamento de uma dieta adequada, baixa em calorias e em gorduras saturadas, segundo os estudos realizados.

Cada goma de mascar contém 75 miligramas dessas substâncias, e por isso a empresa recomenda aos consumidores que mastiguem 24 unidades diárias do produto ou completem a dose mediante o consumo de outros produtos alimentícios que tenham as mesmas propriedades.

No entanto, a fabricante não promete milagres. "É preciso lembrar que os esteróis e estanóis vegetais são apenas uma ferramenta para se controlar o colesterol", afirma em comunicado a Fennobon."As mudanças na dieta e no estilo de vida também costumam ser necessários quando se tem um nível de colesterol elevado", acrescenta.

Colesterol e Crianças de 15 Meses

Especialistas britânicos acham que as crianças deveriam ser submetidas a exames de colesterol aos 15 meses de idade, a fim de estabelecer se podem herdar algum problema dos pais, segundo um artigo publicado hoje na revista médica "British Medical Journal".

Com o resultado do exame, os médicos poderão estabelecer se há uma hipercolesterolemia hereditária. A doença causa um aumento considerável dos níveis de colesterol e pode aumentar o risco de ataque cardíaco. Segundo os especialistas, os pais das crianças que apresentarem o problema poderiam também ser testados.

A hipercolesterolemia hereditária afeta uma em cada 500 pessoas. Segundo os pesquisadores do hospital Barts e da Queen Mary's School of Medicine, de Londres, o momento mais adequado para o exame de sangue é quando as crianças recebem as suas vacinas de rotina, aos 15 meses de idade.

O responsável pelo estudo, o cardiologista David Wald, acrescentou que as crianças com resultado positivo não seriam tratadas com remédios. Mas poderiam ser submetidas a uma dieta saudável e a exercícios físicos. O presidente do comitê de pesquisa da organização beneficente Heart UK, Tony Wierzbecki, disse que a idéia é boa, mas considerou mais apropriado testar as crianças entre os 4 e 6 anos.

Álcool Pode Curar Um Resfriado

Quando se trata de remédios rápidos para resfriados, muitas pessoas insistem que um copo de brandy ou um drink de whisky com água quente e suco de limão é exatamente o que o médico receitou.

Não é difícil ver como uma bebedeira de leve pode ter o potencial de aliviar os sintomas do resfriado e da gripe, mas até agora nenhum estudo mostrou que o álcool tem a capacidade de matar germes na corrente sanguínea ou impedir o ciclo de um resfriado. E apesar dele fornecer um alívio temporário, pode prolongar os sintomas aumentando a desidratação.

Mesmo assim, dois grandes estudos descobriram que apesar de beber moderadamente não curar resfriados, pode ajudar a mantê-los quietos. Um, feito por pesquisadores da Carnegie Mellon em 1993 observou 391 adultos e descobriu que a resistência aos resfriados aumentava com bebidas moderadas, exceto em fumantes.

Depois, em 2002, pesquisadores na Espanha seguiram 4.300 adultos saudáveis, examinando seus hábitos e susceptibilidade a resfriados. O estudo não encontrou relação entre a incidência da doença e consumo de cerveja, estimulantes, vitamina C ou zinco.

Mas beber entre oito a 14 copos de vinho por semana, particularmente tinto, foi ligado à uma redução de 60% no risco de desenvolver um resfriado. Os cientistas suspeitaram que isso tem algo a ver com propriedades antioxidantes do vinho. Conclusão: álcool não ajuda a curar um resfriado, apesar do consumo moderado poder reduzir a susceptibilidade.

Água Salgada e Resfriado

Não há cura para o resfriado normal, mas pesquisadores podem ter descoberto uma maneira segura e simples de reduzir os sintomas de uma criança e as chances da doença voltar: limpar o nariz com água salgada.

Em um estudo, cientistas falaram para 289 pacientes com gripe ou resfriado entre 6 e 10 anos limparem o nariz três vezes por dia com água do oceano Atlântico que foi comercialmente processada, mas ainda mantinha alguns elementos e minerais.

Em comparação, um grupo de 101 crianças usou remédios populares para tosse e resfriado. Seus sintomas foram analisados em três meses. Pacientes que receberam o tratamento salino usaram menos remédios, tiveram menos problemas respiratórios e outros sintomas de resfriados, além de relatarem menos doenças e ausências na escola. As diferenças foram estatisticamente significantes.

Os autores reconhecem que o estudo não foi secreto e seus resultados dependiam, em parte, de relatos dos pacientes. O trabalho foi financiado pelos Laboratórios Goemar, um produtor francês da solução salina baseada em água salgada.

“Faz sentido limpar a cavidade onde os micróbios que podem piorar a infecção estão presentes”, disse o dr. Jana Skoupa, co-autor do estudo, que trabalha para uma empresa que fornece informações para a indústria farmacêutica. “É isso o que a água salgada faz, e são os minerais nela que ajudam a restaurar o muco do nariz”.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Gravidez e Cafeína

Muita cafeína durante a gravidez pode aumentar o risco da mulher sofrer aborto, segundo um novo estudo, e os autores afirmam que mulheres grávidas podem querer reduzir a quantidade ou cortar de vez. Muitos obstretas já aconselham mulheres a limitar a cafeína, apesar do assunto ser contencioso faz tempo, com estudos conflitantes, dados confusos e várias recomendações dada ao longo dos anos.

O novo estudo, que será publicado na segunda-feira, no Journal of Obstetrics e Gynecology, descobriu que mulheres grávidas que consomem 200 miligramas ou mais de cafeína por dia – a quantidade em 283 gramas de café ou 700 gramas de chá – podem dobrar o risco de um aborto.

Mulheres grávidas deveriam abandonar a cafeína por pelo menos os primeiros três ou quatro meses, disse o autor líder do estudo, dr. De-Kun Li, um epidemiologista pré-natal na Divisão de Pesquisa Permanente Kaiser em Oakland, no estado da Califórnia.

“Se, por qualquer razão, elas não conseguirem, é melhor reduzir para um copo ou mudar para descafeínado”, disse Li. “Largar a cafeína não tem nenhum efeito negativo”. Grupos profissionais como a Escola Americana de Obstetricia e Ginecologia e a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva não tomaram nenhuma posição oficial sobre a cafeína, disseram representantes.

A Dra. Carolyn Westhoff, professora de obstetrícia, ginecologia e epidemiologia no Centro Médico da Universidade Columbia, tem reservas em relação ao estudo, reparando que o aborto é difícil de estudar e explicar. Carolyn disse que a maioria dos abortos resultava de anormalidades de cromossomos, e não havia provas que a cafeína poderia causar esses problemas.

Policial Materna

A polícia da Inglaterra acaba de introduzir uniformes especiais para aquelas policiais que desejarem continuar na posição, apesar da chegada de um filho. O uniforme tipo maternidade foi apresentado esta semana.

Os uniformes estão sendo desenhados na London College of Fashion. Existe um número de aproximadamente 23% de policiais femininas em Londres e este percentual vem aumentando anualmente.

Telefone Faz Mal

Usar telefone celular antes de ir para a cama dormir, pode ser prejudicial à saúde, segundo um novo estudo divulgado, pelo Karolinska Institute e Uppsala University, na Suécia e Wayne State University, no Michigan (EUA).

O estudo mostrou que a radiação do aparelho pode causar insônia e dor de cabeça, bem como diminuir o tempo de sono profundo. A falta de sono pode prejudicar a concentração, provocar distúrbios de personalidade e até mesmo depressão.

Nas crianças e nos adolescentes o problema, causa desordens de atenção, e conseqüentemente um aprendizado deficiente na escola. Segundo o Dr.Chris Idzikowski, Diretor do Edinburg Sleep Center, na Inglaterra, existe agora mais do que provas suficiente, oriundas de um respeitável número de pesquisadores, que encontraram os problemas causados pelo telefone celular antes da pessoa ir dormir.

No estudo, os pesquisadores examinaram os padrões de 36 mulheres e 35 homens, com idade variando entre 18 e 45 anos. Ele foi publicado na revista do Massachusetts Institute of Technology e financiado pelo Mobile Manufactures Forum.

O professor Bengt Arnetz, que liderou o estudo, acredita que a radiação poderá ativar o sistema de estresse do cérebro, tornando a pessoa mais alerta e assim, inábil em conseguir dormir.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Suplementos de Cálcio Podem Ser Prejudiciais Para Mulheres

Um estudo na Nova Zelândia descobriu que suplementos de cálcio podem aumentar o risco de ataques cardíacos e derrames cerebrais em mulheres saudáveis na fase pós-menopausa. Os suplementos de cálcio são geralmente receitados a mulheres em idade pós-menopausa para manter os ossos saudáveis.

Segundo alguns dados, estes suplementos também podem proteger contra doenças vasculares através da diminuição dos níveis no sangue de colesterol LDL -- conhecido como o "colesterol ruim".

Mas, em um estudo com 1.471 mulheres com idade média de 74 anos, e que estavam na pós-menopausa há mais de cinco anos, pesquisadores da Universidade de Auckland descobriram que a incidência de ataques cardíacos e derrames foi mais alta em mulheres que receberam suplementos de cálcio. O estudo durou cinco anos e os dados são preliminares. A pesquisa foi publicada na revista British Medical Journal.

Entretanto, como os estudos não são resultados conclusivos, pesquisadores da Fundação Britânica do Coração afirmam que é necessário fazer um estudo mais rigoroso antes de tirar conclusões precipitadas.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Refúgio Contra o Lixo

Um casal italiano da cidade de Nápoles fez um pedido inusitado, ao pedir asilo para a Suíça, dizendo que o lixo tóxico descarregado ao redor da cidade envenena e coloca em risco a saúde do seu filho que está para nascer. Pilhas de lixo estão colocadas nas ruas de Nápoles, desde que a colheta de lixo parou antes do Natal, já que os vazadouros de lixo foram declarados cheios.

A crise já teve uma série de protestos. Segundo o jornal da Suíça, Blick o casal Sergio, 32 anos e Giusi, 30 anos, eles pediram asilo na cidade de Bellinzona, na fronteira entre a Itália e a Suíça. Se nós ficarmos em Nápoles, poderemos contrair um câncer, disse Sergio, um consultor de negócios. Ele declarou também que está preservando a vida do seu filho. Sua esposa uma bióloga molecular está grávida de quatro meses.

O casal disse que vários tonéis de lixo radioativo e químico foram despejados em torno da cidade. Um porta voz do Departamento de Saúde e Assistência Social da Suíça, confirmou o pedido de asilo foi feito pelo casal. Desde que há livre trânsito e acordos entre a Itália e a Suíça, e pouco provável que o pedido, se for sério, será atendido.

Infância de Televisão

As crianças inglesas ficam em média por dia 5 horas e 20 minutos grudadas na televisão ou nos computadores. Basicamente, elas ficam neste aparelhos de manhã, antes de ir para a escola, quando voltam do colégio e após o jantar e até mesmo quando estão já na cama. E a chamada geração TV. Agora até mesmo, estão surfando cada vez mais na frente da internet, o que poderá aumentar ainda mais este tempo. A pesquisa foi feita com 1.147 crianças de 60 escolas na Inglaterra. Há quatro anos atrás esta média era de 4 horas e 40 minutos.


Dez Mil Passos e Saúde

Especialistas em exercícios físicos são unânimes em afirmar que uma boa caminhada diária com uma média de 10.000 passos, ou perto de 7,9 km, é um excelente exercício para melhorar o seu condicionamento aeróbico e conseqüentemente sua saúde. Para que você possa fazer este exercício com mais objetividade existe o aparelho denominado de pedômetro, que custa em média de US$10 a US$ 50. Aproveite agora a sua cidade, o ar livre e mãos a obra, ou pés a obra..... Ah, sim você pode encontrar este aparelho no Brasil.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Aquecimento Global e Saúde

O acelerado aquecimento global provocado pelas altas temperaturas, principalmente, em paises como Austrália, Índia, Países Africanos e até no Brasil poderá resultar em um aumento de pessoas sendo internadas nos hospitais com problemas de doenças nos rins, problemas cardiológicos e até problemas mentais, segundo um novo estudo divulgado hoje na Austrália.

O estudo feito especificamente, para a Austrália, por renomados especialistas do local, e comparou o número de admissões, chamados de ambulâncias e de mortes na cidade de Adelaide, na Austrália, durante as ondas de calor em comparação com as temperaturas observadas em períodos normais.

Durante as ondas de calor – definidos por períodos de três dias seguidos com temperaturas em torno de 35 graus – produziu 7% no aumento de admissões nos hospitais e 4% nos pedidos de ambulâncias. A taxa de atendimentos com problemas nos rins aumentou em 17% e a de problemas mentais em 7%.

Segundo pesquisadores da Charles Sturt University, o estudo estará alertando as autoridades de saúde da Austrália sobre o impacto provocado pelo acelerado aquecimento global que atualmente está acontecendo em todo mundo, bem como estudar formas de atenuar este problema, o que também deveria ser feito por outros países. O Prof.Kevin Parton da Charles Sturt University alerta que com o fato várias doenças irão aumentar como o dengue e a febre do Ross River.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Dores no Pescoço Aliviadas

Pesquisadores dinamarqueses descobriram que um exercício de resistência específico produz um alívio prolongado de dores no pescoço, enquanto o exercício físico comum leva apenas a uma pequena redução na dor.

O novo estudo analisou 94 mulheres com dores crônicas no pescoço -- 79% delas utilizavam um teclado em mais de três quartos do seu período de trabalho. As mulheres foram divididas em três grupos: o primeiro fez exercícios de resistência específicos para o pescoço e músculos dos ombros, o segundo fez um exercício físico comum de alta intensidade em uma bicicleta ergométrica, e o terceiro recebeu um aconselhamento médico, mas sem exercícios físicos.

As mulheres que estavam no primeiro grupo apresentaram uma redução significativa das dores no pescoço, com efeito duradouro após o término dos exercícios. Já as que estavam no segundo grupo apresentaram uma pequena e temporária diminuição das dores.

Vitamina C Evita Derrames Cerebrais

Uma nova pesquisa revelou que pessoas com concentrações mais altas de vitamina C no sangue têm um risco 42% menor de derrames cerebrais do que pessoas com níveis mais baixos. O novo estudo reuniu informações de mais de 20 mil pessoas do Reino Unido com idades entre 40 e 79 anos.

O tempo médio de acompanhamento foi de 9,5 anos, e durante este tempo 448 participantes tiveram derrame cerebral. Mas profissionais da saúde alertam que isto não significa que ingerir mega-doses de suplemento de vitamina C possa evitar um ataque cerebral. Segundo o médico Keith Siller, do New York University Medical Center's Comprehensive Stroke Care Center, no próprio estudo os autores não puderam concluir que a vitamina C reduz diretamente o risco de derrame.

O médico Mark Levine, do National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases, dos EUA, também afirmou que a vitamina C sozinha provavelmente não é responsável pela redução do risco de derrame. Ele disse que é apenas uma associação, e que poderia ser vitamina C, ou vitamina C mais outros nutrientes, ou outras coisas independentes da vitamina C.

Pacientes Para a Índia

A Inglaterra poderá permitir brevemente, que os pacientes segurados do National Health Service (NHS), poderão viajar para a Índia para agilizar e baratear os tratamentos médicos. O assunto foi discutido entre o Ministro da Saúde da Índia e autoridades britânicas esta semana. A resposta neste primeiro encontro entre as partes foi positiva. No momento, os segurados do NHS podem fazer seu tratamento em lugares com até 3 horas de vôo e com esta medida as autoridades britânicas estão solicitando a autorização para aumentar este limite. Atualmente, várias instituições inglesas estão interessadas em realizar pesquisas e desenvolver parcerias com instituições médicas da Índia.

Fazendas Frankenstein

Cientistas da União Européia disseram que o leite e a carne provenientes de animais clonados em fazendas, deveriam ser liberados para a venda. Eles, entretanto, admitem que os animais sofrem de uma alta taxa de mortes prematuras, e doenças mas mesmo assim, disseram que não há razão de problemas de segurança alimentar para manter estes produtos longe das prateleiras dos supermercados europeus. A idéia inicial da European Food Safety Authority está horrorizando os críticos da sugestão que vem a ser o desenvolvimento destes animais que estão sendo chamados de Fazendas Frankenstein já que estão lidando com a natureza como se fossem Deus.

Coceira é Genética

Você tem comichões pelo corpo? Culpe o seu gene pelo problema, segundo um estudo publicado este mês, no American Journal of Human Genetics. O estudo liderado pelo professor John McGrath,da Kings College, de Londres, descobriu um defeito em um dos gens da pele das pessoas pesquisadas, o que causariam as coceiras, especialmente, nas pernas. Coceiras crônicas, como equizemas podem ser causadas por desordens na pele ou poderá mesmo ser mais profunda como problemas nos rins ou no fígado.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Emagrecer Vale a Pena?

Cientistas disseram esta semana, que um remédio experimental para emagrecer ajudou pessoas a perderem peso, mas seus efeitos colaterais incluíram distúrbios gastro-intestinais e problemas psiquiátricos.

O remédio, chamado Taranabant, foi desenvolvido pelo Merck Research Laboratories. Ele bloqueia os mesmos centros de prazer no cérebro que são despertados quando os fumantes de maconha ficam com fome. Segundo os pesquisadores, o bloqueio destes receptores de canabinóide - uma substância encontrada na maconha - reduz a fome e ajuda as pessoas a perderem peso.

O Taranabant é da mesma classe de medicações que o Rimonabant, ou Acomplia, que a Food and Drug Administration - agência que regula medicamentos e alimentos nos EUA - ainda não aprovou devido ao risco de o medicamento levar alguns usuários a terem pensamentos suicidas. O Rimonabant, no entanto, pode ser encontrado no mercado europeu.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Novas Regras Para Prescrição de Anorexígenos

A prescrição de substâncias anorexígenas, destinadas ao emagrecimento, tem novas regras para maior controle. A informação é da Anvisa e a Resolução 58/2007 já começou a vigorar em 3 de janeiro de 2008.

A Resolução 58/2007 estabelece que a prescrição, o aviamento ou a dispensação de medicamentos ou fórmulas medicamentosas que contenham substâncias psicotrópicas anorexígenas ficam sujeitas à Notificação de Receita "B2", de cor azul, impressa às expensas do profissional ou instituição e que terá validade de 30 (trinta) dias contados a partir da sua emissão, somente dentro da Unidade Federativa que concedeu a numeração.

Também fica vedada a prescrição, a dispensação e o aviamento de medicamentos ou fórmulas medicamentosas que contenham substâncias psicotrópicas anorexígenas com finalidade exclusiva de tratamento da obesidade acima das Doses Diárias Recomendadas (DDR).

Está proibida a prescrição de medicamentos ou fórmulas manipuladas - no mesmo comprimido ou em drágeas diferentes - que associem anorexígenos a diuréticos, antidepressivos, hormônios ou outras substâncias com ação medicamentosa.

Quem desrespeitar as novas normas estará sujeito às penalidades previstas na Lei 6.437/77, que vão deste advertência, interdição e aplicação de multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, além de responsabilização civil e penal.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Desafio do Prefeito

O prefeito de Oklahoma City, Mick Cornett, acaba de lançar um desafio para a comunidade local, realmente inusitado. Como a cidade que governa é considerada como uma das cidades com o nível de habitantes mais gordos dos EUA, o prefeito lançou um desafio para que a cidade perdesse até o final deste ano, 500 mil quilos.

Como parte da iniciativa, sem similar, os residentes locais podem informar a sua perda de peso no site http://www.thiscityisgoingonadiet.com/ Mais de 7.400 já tinham se registrado no site nos primeiros dias e perdendo aproximadamente 1.200 quilos.

O prefeito local deseja fazer a prática dos exercícios mais atrativas, como a construção de pistas para bicicletas, mais parques, mais calçadas, em uma cidade onde o transporte de ônibus é pequeno e a grande maioria das pessoas se utilizam de carros.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Capacidade Intelectual e Idade

Um estudo relizado pela Universidade de Aarhus, nos EUA, indica que a inteligência se mantém estável após os 20 anos de idade e em alguns casos pode até aumentar com o passar dos anos. A pesquisa contradiz a teoria de que a capacidade intelectual está em seu auge durante a juventude, entre os 18 e os 26 anos de idade.

O estudo foi baseado nos dados de 4,3 mil ex-soldados americanos, que passaram por uma bateria de testes de inteligência ao entrar no serviço militar, por volta dos 20 anos. Os mesmos soldados, todos veteranos da Guerra do Vietnã, foram submetidos a novos testes duas décadas depois e os resultados mostraram que a capacidade aritmética estava inalterada, em vez de ter reduzido com a idade, e a habilidade verbal melhorou consideravelmente.

Experiência de vida
Segundo os pesquisadores, com o aumento da experiência de vida e com os desafios que se encontra pela frente, as pessoas desenvolvem mais destreza verbal para descrever seu mundo e lidar com as diferentes situações. Este efeito anularia a perda de células cerebrais que técnicas de escaneamento mostraram ocorrer pouco antes dos 30 anos de idade.

O estudo, publicado na revista acadêmica Intelligence, faz parte de uma revolução na pesquisa sobre a inteligência, que começou há vários anos e causou uma reviravolta na antiga idéia de que a inteligência tem sua fase mais poderosa no início da fase adulta e depois inicia um longo, lento e inevitável declínio. A pesquisa também abre caminho para mudanças na concepção de empregadores e instituições educacionais sobre a inclusão em seus quadros de pessoas com idade mais avançada.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Sonambulismo Cresce nos Hotéis

A cadeia de hotéis Travelodge, dos EUA, revelou esta semana, que em 2007 teve que saber como lidar com cerca de 400 casos de sonambulismo em seus hotéis, com um aumento em 7% em relação a 2006. De acordo com o “Diretor de Sono” da rede de hotéis, alguns hóspedes, muitas vezes, no meio da noite chegam até a recepção tentando fazer o check out ou procurando um jornal ou revista, mas de maneira inusitada, já que na grande parte das vezes estão sem roupa. Ele falou que tem observado um aumento dos casos de sonambulismo nos últimos anos e tem alertado como os recepcionistas deverão lidar com o assunto.

Assim sendo, as recepcionistas sempre estão munidas de grande quantidade de toalhas, para que o hóspede não tenha nenhum constrangimento futuro ao se vê nu em plena recepção do hotel. Segundo os especialistas em sono, o grande vilão da história é o estresse da época atual que faz com que as pessoas não consigam se relaxar plenamente.

Aqui vão alguns conselhos para uma boa noite de sono:
1) coma pouco e com mais freqüência
2) veja como está o seu colchão e se ele suporta bem o seu peso
3) desligue o seu celular antes de dormir
4) respire profundamente e medite um pouco
5) tenha uma caneta ou lápis juntamente com papel para poder escrever qualquer ansiedade antes de dormir
6) batatas e bananas são excelentes antes de dormir pois contem serotonina, que promove o sono
7) música suave é bom para promover o sono
8) tenha uma rotina na hora de dormir
9) um bom e refrescante banho também é indicado.
10) tente relaxar ao máximo, ir desacelerando o corpo para quando for para a cama

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Norovirus Ataca Inglaterra

Um violento problema estomacal desenvolvido pela bactéria norovirus, está atacando mais de 100.000 ingleses por semana e a espectativa é de que perto de 2 milhões de pessoas possam ser contaminadas pelo vírus até o final do inverno. As autoridades sanitárias locais estão solicitando que os pacientes não retornem ao seu ambiente de trabalho ou escolas, por pelo menos dois dias.

O vírus desencadeia vômitos e diarréia de repente e deve ter o seu pico de pacientes este mês. A epidemia é a mais alta já desenvolvida na Inglaterra desde 2002 e os médicos estão dizendo que a melhor forma de encarar a doença é ficar em casa e tomar paracetamol assim como ingerir muito líquido. A epidemia com o norovirus custará milhões de euros a Inglaterra e irá transferir uma série de operações marcadas para os próximos dias. Para quem viajar para a Inglaterra um aviso: muito cuidado com o norovirus.

Energia e Saúde

O petróleo, que valia menos de US$ 2 por barril em 1970, disparou nos últimos cinco anos, chegando a US$ 100 nesta quarta-feira. Durante quase 40 anos o preço oscilou, acompanhando os movimentos de altas e baixas do dólar, nos últimos cinco anos. No entanto, a escalada foi resultado de um aumento desenfreado do consumo, sobretudo na China e na Índia, e das pressões especulativas.

Segue a cronologia, em dólares correntes, da evolução dos preços da commodity no mercado dos EUA:
- 1970: o petróleo saudita é fixado a US$ 1,80 o barril, segundo dados do Departamento de Energia dos Estados Unidos.
- 1974: o preço de compra para as refinarias passa dos US$ 10 o barril, após o primeiro choque do petróleo (Embargo da Opep durante a guerra do Yom Kippur).
- 1979: o petróleo importado supera os US$ 20, imediatamente após a explosão da Revolução iraniana, que provoca o segundo choque do petróleo.
- 1980: o petróleo custa às refinarias mais de US$ 30 pela primeira vez e sobe até US$ 39 no início de 1981, em plena guerra Irã-Iraque.
- 1983: as cotações do petróleo começam no New York Mercantile Exchange (Nymex).
- Fim de setembro-começo de outubro de 1990: as cotações atingem rapidamente a cotação de US$ 40, antes da Guerra do Golfo, mas recuam.
- Maio de 2004: a cotação passa dos US$ 40 no mercado nova-iorquino.
- Setembro de 2004: com o mercado preocupado com o abastecimento, a cotação passa dos US$ 50.
- Junho de 2005: o barril passa dos US$ 60.
- Finais de agosto de 2005: a cotação chega aos US$ 70, quando o furacão Katrina castiga o Golfo do México.
- 12 de setembro: o barril de "light sweet" passa dos US$ 80. O mercado está preocupado com a situação das reservas estratégicas americanas.
- 18 de outubro de 2007: os preços passam dos US$ 90 nas operações eletrônicas.
- 26 de outubro: o barril passa dos US$ 92 devido às ameaças de intervenção militar turca no Iraque e novas sanções dos EUA contra o Irã.
- 29 de outubro: a commodity chega a US$ 93 devido à redução temporária da produção mexicana provocada pelo mau tempo.
- 31 de outubro: os preços chegam a US$ 95 após uma forte queda das reservas americanas e a decisão do Federal Reserve de voltar a reduzir suas taxas de juros.
- 6 de novembro: o temor de um novo recuo das reservas americanas leva o preço a US$ 97 o barril.
- 7 de novembro: o barril passa dos US$ 98.
- 21 de novembro: o petróleo chega aos US$ 99,29 em Nova York.
- 27 de dezembro: o preço do petróleo recua e fica em torno dos US$ 95, mas volta a subir no fim do mês a mais de US% 97 após o assassinato da líder da oposição e ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto.
- 2 de janeiro: o petróleo chega a US$ 100 o barril.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Atividades Físicas Geram Desconto

Uma empresa inglesa de seguro de saúde está ampliando a partir de 2008 sua política de marketing, ao sugerir que poderá diminuir em até 75% os custos do seguro, para aqueles segurados que estiverem praticando exercícios físicos ou mudarem seu estilo de vida para mais saudável.

Assim, aqueles segurados que se permitirem ser monitorados em sua alimentação, dietas e exercícios estarão aptos a participarem do programa da empresa. Entretanto, aqueles que não participarem de algum programa de melhoria de saúde, poderão ver os preços dos seguros subirem as alturas.

A empresa é a primeira empresa do setor na Inglaterra, a ligar uma política médica que está diretamente associada com o custo das apólices e com o esforço desenvolvidos pelos segurados em manter uma boa saúde, como por exemplo, freqüentando academias de ginástica, cuidando do peso e até mesmo participando de campanhas de vacinação. Desde que com programa começou em 2004, mais de 140.000 segurados já foram beneficiados.

Segundo um porta-voz da Association of British Insurers, esta política provavelmente, crescerá mais de popularidade, assim como mais segurados mudarão o seu estilo de vida para mais saudável. A empresa por sua vez diz que não é um programa tipo Big Brother, a empressa não está dizendo como as pessoas devem viver as suas vidas só está mostrando o caminho saudável de viver e perguntando aos segurados se eles estão confortáveis com sua saúde.

O objetivo é ter uma estilo de vida balanceado. Para termos uma idéia do programa é importante dizer que os segurados ganham desconto por cada produto (fruta, legumes e vegetais), comprados em uma rede de lojas escolhida. Eles também poderão usar um aparelho que conta os passos (pedometer), e estar qualificados para o desconto caso façam 10.000 passos por dia, ou freqüentem, pelo menos dois dias por semana as academias de ginástica. Maiores informações no site http://www.whypayforthegym.com/