segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Ameaça Mundial: Obesidade

Um alerta extremamente preocupante, foi feito ontem pelo Dr. Philip James, especialista em obesidade e que está desenvolvendo políticas sobre o assunto para o governo britânico, Nações Unidas e Organização Mundial de Saúde.

Ele afirmou que os líderes mundiais deveriam ser unir contra a obesidade, uma verdadeira bomba relógio para a saúde mundial. E foi mais enfático nas suas declarações ao dizer que a obesidade mundial deveria ser tratada como uma ameaça assim como é o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Estima-se que mundialmente, existam perto de 1 bilhão de adultos acima do peso e que destes, 1/3 são obesos. Conclamando os líderes mundiais para fazerem um verdadeiro pacto mundial contra a obesidade, o Dr.James disse que as maiores modificações deveriam ser feitas e necessárias na produção das comidas, e publicidade.

As comidas saudáveis deveriam ser mais baratas e a publicidade das chamadas junk foods, para as crianças claramente regulamentadas. Ele disse que não podemos mais tolerar um segundo a mais para encarar o sério problema.

Solicitando um posicionamento mundial para o problema o Prof. James, chairman da International Obesity Task Force, na conferência que fez durante a realização da American Association for Advencement of Science, alertou que a indústria alimentícia deveria tornar as comidas saudáveis mais baratas para todos.

Durante o encontro em Boston, nos EUA, ele solicitou os governos mundiais a terem posições realistas e concretas contra o sério problema da obesidade mundial. Mudança climática e obesidade são problemas mundiais e não simplesmente assuntos isolados.

Nenhum comentário: