domingo, 10 de fevereiro de 2008

Perigo ao Sentar

Um estudo que está sendo publicado na edição de abril da revista Diabetes Care, alerta para o perigo de um indivíduo ficar por muito tempo sentado. A pesquisa feita por cientistas da Austrália, na Universidade de Queensland, mediu a intensidade da atividade física de 168 pessoas por sete dias. Eles pesquisaram quanto de exercício era feito de moderado a vigoroso até o tempo de total de sedentarismo.

Constataram que aqueles que ficam sentado mas que fazem pequenos intervalos durante o tempo em que permanecem nesta posição e se levantam por algum tempo, tem menos barriga, menos gordura na massa corporal e baixos níveis de triglicerídeos e glicose no sangue.

Os cientistas comprovaram que o ato de ficar muito tempo sentado sem se movimentar é tão perigoso quanto o ato de fumar e comer comidas gordurosas as chamadas junk foods. E foram mais longe ao afirmar que não adianta você ficar malhando por um a hora se o resto do tempo você vai ficar sentado.

Mas a boa notícia é que limpar a casa ou fazer até pequenas caminhadas dentro de casa ou ao falar ao telefone, enfim se movimentar em casa, pode ajudar em muito. No escritório é a mesma coisa. O fato é não ficar sentado em demasia. Movimentar - se com moderação e de forma constante, nem que seja por pouco tempo.

A vida sedentária é uma arma e desencadeia inúmeras doenças, disseram os cientistas. Estudos desenvolvidos pelo professor David Dunstan, do Instituto Internacional de Diabetes, dos EUA, está mostrando que quanto mais tempo se passar na frente de uma aparelho de TV aumentam os riscos de desenvolver problemas cardíacos e de diabetes.

Já o professor Marc Hamilton, da Universidade de Missouri, nos EUA, destaca que há uma série fatores bons para a saúde se a pessoa ficar mais tempo em pé, do que o próprio exercício em uma academia por até 1 hora. Quanto mais tempo a pessoa ficar em pé, evidentemente com moderação, maiores serão os seus benefícios no controle da taxa metabólica e na queima de calorias. Existe um programa na Austrália, denominado Stand Up Austrália que está estudando mais profundamente, as melhorias de se permanecer em pé por mais tempo.

No estado da Saxonia, na cidade de Neumark, na Alemanha, na escola Mittelschule, as crianças assistem algumas aulas de pé num púlpito. As carteiras-púlpito foram criadas para manterem uma postura melhor na escola das crianças, evitando complicações futuras como a hérnia de disco. Segundo uma teoria de um pedagogo, o ficar de pé sobre uma superfície suave, ativa os músculos e determinadas áreas do cérebro, melhorando sua circulação através de leves movimentos.

Com as novas carteiras-púlpito as crianças deverão ter aumentados o seu consumo de calorias. Os movimentos mesmo que brandos como ficar de pé, significam maior queima de calorias, do que simplesmente ficar sentado. Escolas da Áustria e da Suíça encomendaram também as novas careiras.

Nenhum comentário: