sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Coração a Partir dos 50 Anos

Os primeiros resultados de um longo estudo realizado pelo Centro Cardíaco do St. Francis Hospital, em Nova Iorque, mostram que o tamanho do coração é reduzido significativamente - cerca de 16% - em homens e mulheres depois dos 50 anos de idade.

O estudo também mostra que este “ponto” também marca o momento em que a pressão sanguínea aumenta, tanto nos homens quanto nas mulheres. Especialistas já sabiam que as câmaras do coração diminuíam com a idade. Entretanto, não imaginavam que isto ocorresse numa janela de tempo tão curta, e tão precisa.

Participaram da pesquisa 218 pessoas sem problemas cardíacos crônicos, entre 20 e 80 anos de idade. Para o estudo, os pesquisadores usaram imagens de ultra-som, ressonância magnética e eletrocardiograma.

Os resultados lançam novas questões para os médicos: exercícios poderiam conter o fenômeno da “virada aos 50” no coração? O que causa esta diminuição? Isto pode ser corrigido?A equipe do St. Francis Hospital tenta agora entender as causas subjacentes do fenômeno.

Nenhum comentário: