sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Depressão Pós-Parto

Estudo publicado este mês no Journal of Clinical Nursing, com 181 mulheres entre 19 a 40 anos, sendo a média etária de 29 anos, apontou que as mulheres que tiveram filhos homens são mais propensas a terem depressão pós-parto. Elas teriam também uma pior qualidade de vida nos meses seguintes a chegada do filho. Das 181 mulheres pesquisadas, cerca de 9% tiveram forte depressão pós-parto. A pesquisa foi feita pelo Prof.Claude de Tychey, da Universidade Nancy 2, na França.

A pesquisa foi feita com a aplicação de um questionário com 36 perguntas, abordando temas sobre saúde mental, papel emocional, dor no corpo, funcionamento físico, função social, vitalidade e saúde em geral. A depressão pós-natal é um fato corriqueiro na Inglaterra e chega a atingir entre 70.000 a 100.000 mulheres a cada ano.

Apesar do problema poder ser administrado em casa,1 em cada grupo de 10 mulheres na Europa, tem que ter um acompanhamento médico mais de perto, chegando a ser internada. Na pesquisa, também ficou claro que o nascimento do primeiro ou do segundo filho não interfere na possibilidade da mulher ter a depressão pós-parto. Cerca de 52% das mulheres que participaram do estudo tiveram filhos homens.

Nenhum comentário: