quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Antioxidantes Podem Prevenir Catarata em Mulheres

A vitamina E e a luteína, dois antioxidantes contidos em alimentos e suplementos, podem reduzir o risco de catarata em mulheres, segundo pesquisadores. Uma pesquisa publicada da edição de janeiro do The Archives of Ophthalmology estudou mais de 35 mil mulheres, que foram acompanhadas por aproximadamente 10 anos.

Após ajustar as estatísticas para efeitos do fumo, ingestão de álcool, índice de massa corporal e outras variáveis, pesquisadores concluíram que quanto mais vitamina E e luteína forem utilizadas por mulheres, menores são as chances de terem catarata.

Em comparação com um quinto das mulheres que usavam antioxidantes em menor quantidade, 20% das que consumiram mais reduziram seu risco de catarata em 14% com a vitamina E, e 18% com a luteína. Óleos vegetais, nozes, verduras e grãos integrais são fontes de vitamina E, e a luteína pode ser encontrada em várias frutas, milho, repolho, espinafre e outros vegetais.

William G Christen, condutor do estudo e professor associado de medicina no Hospital Brigham and Women, afirmou que o estudo fora baseado apenas na observação, e que “não existem testes sólidos que prove que qualquer nutriente específico previna doenças oculares”.

Mesmo assim, assinala, os resultados sugerem a existência de benefícios de antioxidantes e que pessoas deveriam ingerir mais frutas e vegetais. “Certamente todos vocês já ouviram este aviso antes”, afirmou. O estudo foi em parte apoiado pela DSM Nutritional Products.

Nenhum comentário: