terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Pancadas na Cabeça

Pesquisadores da Escola de Medicina Mount Sinai, em Nova York, alertam que pancadas na cabeça podem causar problemas meses - ou anos - depois. Além das já conhecidas conseqüências de traumas na cabeça, como dificuldades de aprendizado ou alterações de comportamento, o ferido pode deparar com perturbações, sem associá-las ao acidente, estando mais propenso a sofrer de depressão e abuso de álcool e drogas, além de distúrbios como síndrome do pânico e transtorno obsessivo-compulsivo. O tipo de distúrbio que os pacientes apresentam depende da área do cérebro que foi atingida.

Em estudo publicado este mês, na revista especializada Journal Of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry feito pela Escola de Medicina da Universidade Nacional Chonnam, na Coréia do Sul, com 518 idosos em um período de dois anos, mostra que a deficiência de ácido fólico no organismo pode aumentar em até três vezes e meia a probabilidade de uma pessoa apresentar demência.

Os pesquisadores disseram que três e meio por cento dos que, no início da pesquisa, tinham deficiência de ácido fólico, encontrado principalmente em verduras, aumentaram em três vezes e meia ao fim do período de estudos as chances de terem desenvolvido demência.

A pesquisa, no entanto, não revela se a insuficiência de ácido fólico, uma forma de vitamina B, seria a causa ou apenas um sintoma da demência. Existem outros estudos que ligam os baixos níveis do ácido ao Mal de Alzheimer, mas, também, não se pode afirmar se está é a causa ou conseqüência da doença.

Nenhum comentário: