quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Reprodução Saudável

Um estudo conduzido pelo Ottawa Health Research Institute, no Canadá, o maior já feito na história, com cerca de 2,6 milhões de bebês nascidos nos EUA, analisou os dados de nascimento durante um período de cinco anos, comparando- os com as idades de seus pais e mostrou um resultado inusitável.

Os pais mais velhos tem filhos mais saudáveis do que os mais novos na faixa até 19 anos. Mesmo se o pai tiver 60, os riscos de saúde para os filhos, não são tão altos e maiores do que a média. Em contraste, os filhos de casais na faixa dos 19 anos, tem mais chances de serem prematuros e até de morrer antes do primeiro aniversário.

O mesmo estudo mostrou que outros problemas poderão surgir na criança nas primeiras horas após o nascimento e até mesmo após dias meses, em comparação com os filhos de casais na faixa dos 20 anos, considerados os mais saudáveis.

Meninos e meninas de casais na casa dos 19 anos, tem 13% provavelmente menos peso no nascimento e 15% poderão nascer prematuramente. Perto de 22% poderão morrer antes de completar um mês e até 41% antes de alcançar 1 ano de vida. Por sua vez, crianças de casais na faixa dos 40, 50 e 60 anos, terão os filhos com os mesmos problemas dos da casa dos 20 anos, segundo a pesquisa publicada no Journal of Human Reproduction. Não ficou claro no estudo entretanto, por que os jovens tem este problema, mas já é sabido que estes produzem menos quantidade de espermatozóides.

O estilo de vida dos jovens, mais rebelde, onde há os que bebem e fumam muito também podem ter provocado os dados do estudo. Entretanto, um estudo do mesmo grupo de cientistas havia mostrado que filhos de casais mais velhos poderiam ser mais propensos a ter a Síndrome de Down, assim como a spina bífida é alto em casais mais jovens.

Nenhum comentário: