sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Poder da Soneca

Segundo artigo publicado no Journal of Sleeping Research, do Prof. do Dr. Olaf Lahl, da Universidade de Dusseldorf, na Alemanha, existe efetivamente, um poder da soneca que pode aumentar a capacidade de memória do indivíduo.

O estudo alemão mostrou que o descanso da soneca, além de refrescar o cérebro, também propicia um autentico recall. Para o Dr. Robert Stickgold, da Universidade de Harvard, os pesquisadores do sono, na maioria das vezes, não atribuíam muitos favores relacionados ao ato de tirar uma soneca ou mesmo descansar.

Para ele, antes de uma pessoa dormir, o cérebro relembra eventos recentes. A sensação de sonhar e até pensamentos loucos, são comuns e poderiam ajudar a explicar os benefícios do poder da soneca.

Segundo historiadores, Winston Churchill, sempre tirava uma soneca, depois do almoço e segundo livros, este fato é que lhe dava mais forças para enfrentar os alemães, na II Guerra Mundial.

O mesmo acontecia com Bill Clinton, John F.Kennedy, Ronald Reagan e Florence Nightingale. Pesquisadores apontam a siesta, na Espanha, como excelente para a saúde de uma pessoa, enquanto que a forma dos britânicos de só dormirem quando vão para a cama, péssima para a saúde.

Um estudo americano publicado esta semana, feito durante seis anos, mostrou que o descanso do meio do dia é excelente para a saúde e poderia prevenir ataques e doenças cardíacas.

Nenhum comentário: