sábado, 2 de fevereiro de 2008

Stressorexia Novo Mal Feminino

A mãe moderna atual se orgulha de poder gerenciar sua carreira e família e ainda se manter bem disposta. Mas este pensamento e atitude está levando a grande maioria das mulheres atuais, tanto nos EUA, Europa e no Brasil, a um novo tipo de desordem alimentar que poderá trazer sérias complicações no futuro. Estamos falando da stressorexia, que segundo os especialistas está cada vez mais presente nos paises industralizados e que, certamente, terá conseqüências complicadas nos próximos anos.

O problema se agrava principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, onde há uma carga excessiva de trabalho para as mães que trabalham fora e ainda cuidam de muitos afazeres domésticos. Como elas se vêem tomadas pelo trabalho, carregam uma carga de stress e ansiedade muito grande e na grande maioria das vezes, param de comer e perdem peso rapidamente, mas com um grau de negatividade na perda de peso o que acarreta mal para a saúde.

A grande novidade, entretanto, é que a faixa 40 e 60 anos também está tendo picos de mulheres com stressorexia. Segundo o Dr. Adrian Lord, psiquiatra do Cygnet Hospital, em Londres, a stressorexia ainda não é um diagnóstico médico, mas sim uma combinação de vários fatores que levam a este estado.

Há alguns anos atrás as mulheres não tinham tantos afazeres, quanto nos dias atuais, completa o especialista. Para a Dra. Claire Gerada, do Royal College, quando nos experimentamos uma alta ansiedade, a adrenalina surge em nosso corpo e pode provocar inúmeros sintomas, como esta perda de apetite observada na stressorexia.

O diagnóstico, apesar de ainda de não ser suportado por dados científicos, indica que as mulheres atuais, na sua grande maioria, tem objetivos muitas vezes conflitantes de serem boas esposas, mães e profissionais e desta maneira desenvolve a doença. Nada pode poderá ser perfeito para sempre...

Nenhum comentário: