quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Efeito Extra

Drogas tomadas por milhões de pessoas em todo o mundo para tratar o colesterol estão recebendo um bônus adicional. Médicos que usam a statins para cortar e prevenir as chances de um ataque no coração, descobriram por trabalhos científicos um novo poder para a droga.

Durante uma pesquisa com pacientes que faziam o uso da statins, eles notaram que a fibrilação atrial, um ritmo anormal na câmara superior do coração, foi significativamente reduzida. Os pesquisadores franceses fizeram a pesquisa com 3.600 pacientes.

Todos os pacientes pesquisados tinham fibrilação atrial no passado, ou um alto risco de desenvolver a doença, e outros haviam sofrido um ataque cardíaco ou colocado um bypass por operação. Aqueles pacientes que tinham tomado statins, tinham 61% provavelmente, menos chances de desenvolverem uma fibrilação atrial.

O Dr. Laurent Fauchier, do Centre Hospitalier Universitaire Trousseau, em Tours, na França, disse,e ntretanto, que ainda é um pouco cedo para considerar a prescrição da statins para todos os pacientes com um histórico médico de fibrilação atrial, mas os resultados são promissores.

Um efeito positivo da statins na fibrilação atrial deve contribuir na redução do número de derrames ou episódios de problemas cardíacos. Se o médico prescreve a statins por qualquer razão, ele deverá diminuir os riscos de problemas cardíacos, como a arterioesclerose e também o risco de uma fibrilação atrial, disse o médico.

Nenhum comentário: