sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Teste de Câncer Pelo Cabelo

Um revolucionário teste que detecta os primeiros sinais de câncer de mama, através de fios de cabelos da mulher, poderá estar à venda na Europa nos próximos meses. Capaz de mostrar a doença no seu estágio inicial, quando é mais fácil de tratar, o Fermiscan poderá salvar milhares de mulheres.

O teste que custará em média US$ 180 e poderá ser aplicado em casa mostra as modificações da estrutura do cabelo, que a doença produz.

O teste será feito com 20 fios de cabelo de qualquer tamanho, poderá ser aplicado em jovens. O Fermiscan também poderá mostrar os tumores que poderão existir no período de três anos entre o raio X ou as mamografias feitas rotineiramente neste período em mulheres abaixo de 50 anos.

O trabalho com o novo método está publicado na revista New Scientist, onde diz também que quando normal os fios de cabelo analisados ao microscópio aparecem como arcos, já os com problemas surge com um anel distinto nestes arcos. Entretanto, alguns especialistas estão questionando a certeza do teste que poderá mostrar falsos resultados positivos.

Um comentário:

Manu disse...

Fantástico!